Topo

Corinthians

Yuri Alberto já calou Morumbi e mira 1º gol em clássicos pelo Corinthians

Yuri Alberto, do Corinthians, já foi carrasco do São Paulo nos tempos de Inter - Alan Morici/AGIF
Yuri Alberto, do Corinthians, já foi carrasco do São Paulo nos tempos de Inter Imagem: Alan Morici/AGIF

Gabriel dos Santos

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/09/2022 04h00

O Morumbi, palco do clássico entre São Paulo e Corinthians às 16h de hoje (11), é um lugar que traz boas recordações para Yuri Alberto. Foi na casa do Tricolor que o centroavante de 21 anos fez seu primeiro hat-trick — marcar três gols na mesma partida — da carreira, além de ter dado uma assistência, em janeiro de 2021, quando ainda defendia o Inter, que naquele, dia goleou por 5 a 1 no São Paulo e calou o Morumbi.

Contratado pelo Corinthians como solução para a vaga de centroavante, Yuri Alberto teve início tímido pelo clube, mas evoluiu e é peça-chave da equipe do técnico Vítor Pereira neste momento. O camisa 9 busca seu primeiro gol em clássico pelo Timão. Desde que chegou ao Parque São Jorge, só jogou contra um rival paulista e passou em branco — derrota por 1 a 0 para o Palmeiras.

Yuri Alberto disputou 13 jogos pelo Corinthians e marcou quatro gols, três deles sobre o Atlético-GO no jogo que levou o Timão à semifinal da Copa do Brasil, e outro justamente contra o Inter, seu ex-clube, no último domingo, pelo Brasileirão.

Para o Majestoso de hoje, Vítor Pereira deixou uma dúvida no ar sobre se vai poupar ou não alguns titulares em razão do duelo contra o Fluminense, pela volta da semifinal da Copa do Brasil, na quinta (15). No último domingo ele viveu uma situação semelhante, de não ter jogo no meio de semana. Mas depois afirmou que errou na "carga de trabalho" nos treinos, o que afetou o desempenho físico contra o Inter.

A tendência então é que ninguém seja poupado do jogo, desde que não corra nenhum risco iminente de lesão, caso de Renato Augusto. A possível escalação do Corinthians é a seguinte: Cássio; Fagner, Gil, Balbuena e Fábio Santos; Fausto Vera, Du Queiroz e Giuliano; Gustavo Mosquito, Yuri Alberto e Róger Guedes.

No Brasileirão, o Corinthians ocupa a quinta colocação, com 43 pontos. Na Copa do Brasil, o Timão empatou em 2 a 2 com o Flu no jogo de ida, no Maracanã, e precisa de uma vitória simples na Neo Química Arena para ir à final. Novo empate leva a decisão para os pênaltis.

Yuri Alberto marcou três vezes na goleada do Inter sobre o São Paulo, em 2021 - Ricardo Duarte/Inter - Ricardo Duarte/Inter
Yuri Alberto marcou três vezes na goleada do Inter sobre o São Paulo, em 2021
Imagem: Ricardo Duarte/Inter

FICHA TÉCNICA:

SÃO PAULO x CORINTHIANS

Competição: Campeonato Brasileiro, 26ª rodada
Data e horário: 11 de setembro de 2022 (domingo), às 16h (de Brasília)
Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (FIFA/RJ) e Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE)
VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)

SÃO PAULO: Felipe Alves; Diego Costa, Miranda e Ferraresi; Igor Vinícius, Pablo Maia, Igor Gomes, Galoppo e Wellington; Luciano e Calleri. Técnico: Rogério Ceni

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Gil, Balbuena e Fábio Santos; Fausto Vera, Du Queiroz e Giuliano; Gustavo Mosquito, Yuri Alberto e Róger Guedes. Técnico: Vítor Pereira

Corinthians