Topo

Palmeiras

'Robocop' e 'jogador do futuro': Abel se encanta por Zé Rafael no Palmeiras

Zé Rafael em ação pelo Palmeiras em partida contra o Botafogo pelo Brasileirão - Alexandre Schneider/Getty Images
Zé Rafael em ação pelo Palmeiras em partida contra o Botafogo pelo Brasileirão Imagem: Alexandre Schneider/Getty Images

Gabriel dos Santos

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/09/2022 04h00

Responsável pelo "trabalho sujo", de mais marcação do que ataque, Zé Rafael pode passar despercebido em muitas das grandes atuações do Palmeiras, mas não para o técnico Abel Ferreira. Autor do gol que deu a vitória por 2 a 1 sobre o Juventude, no último sábado (10), o meia vê seu status com o treinador só subir de patamar.

Titular absoluto e um dos muitos homens de confiança de Abel no atual elenco palmeirense, Zé Rafael agrada o treinador não só pelo que tem feito dentro de campo, mas também por toda a contribuição que ele dá ao restante dos jogadores. Na visão do português, o camisa 8 tem tido uma temporada de alto nível técnico, tático e físico.

"O Zé é o Robocop da nossa equipe. É fantástico o que ele faz pela equipe. Sei que já sofreu muito aqui, mas agora os torcedores entendem a importância que ele tem para o nosso elenco. Pela energia que tem, intensidade que coloca, divide cada bola como se fosse a última, jogador do futuro é isso. Cada lance para ele, a vitória está ali. Isso é um exemplo para nós", elogiou Abel.

Além do gol, caneta dupla marca vitória

A bola havia acabado de rolar no Allianz Parque, e Zé Rafael já colocava os quase 40 mil palmeirenses para cima com um lance onde esbanjou habilidade e deu duas canetas em sequência. Assista:

Sem gol "roubado"

Até na entrevista pós-jogo Zé Rafael foi destaque. Diante da incerteza se o gol da vitória do Palmeiras havia sido dele ou de Murilo, que desviou na bola antes de ela ir para as redes, o meia fez questão de deixar claro que o gol foi dele. Diante da pressão, Murilo, é claro, "cedeu" ao companheiro. Fato é que, na súmula da partida, o árbitro confirmou que o gol foi de Zé.

"O gol é meu. Se ele quiser roubar, ele está de sacanagem. Nem viu a bola [risos]. Cabeceei e a bola acabou desviando nele", brincou Zé Rafael.

"Em minha palavra, o gol foi do Zé Rafael. Ele que fez o movimento do gol, só deu uma raspada em mim", concordou Murilo.

Assista ao gol:

Homenagem a Veiga

Quando já tinha até sido cortado pela transmissão do jogo, Zé Rafael continuou nos microfones para dedicar a vitória sobre o Juventude a Raphael Veiga, que passou por cirurgia e deve ser desfalque pelo restante da temporada.

"Queria também desejar essa vitória para o Veiga. Está acompanhando do hospital, fez cirurgia hoje [sábado]. Espero que esteja bem, que possa voltar o quanto antes. Uma recuperação muito boa e saudável. Tamo junto!", falou o camisa 8.

O Palmeiras volta a campo no domingo (18), às 18h30, quando recebe o Santos em clássico no Allianz Parque. O Verdão é o líder do Brasileirão, com 54 pontos, oito à frente do segundo colocado Inter.

Uma rodada a menos, um ponto a mais

O Palmeiras mais uma vez amplia a vantagem em relação ao segundo colocado. Com os resultados do fim de semana, o Internacional é agora o segundo colocado com 46 pontos. O Palmeiras tem 54, oito a mais que os gaúchos. Na rodada passada o vice líder era o Flamengo e a diferença era de sete pontos, um a menos que agora. Faltam agora 12 partidas até o final do campeonato. Se mantiver a diferença o Palmeiras será campeão quando ainda faltarem duas rodadas para o fim do Brasileirão.

Palmeiras