Topo

Liga dos Campeões - 2022/2023

Barcelona reencontra Bayern na Champions com time bem diferente de 2020

Jogadores do Barcelona lamentam gol sofrido em derrota para o Bayern de Munique - RAFAEL MARCHANTE
Jogadores do Barcelona lamentam gol sofrido em derrota para o Bayern de Munique Imagem: RAFAEL MARCHANTE

Do UOL, em São Paulo (SP)

13/09/2022 04h00

O Barcelona reencontra o Bayern de Munique hoje (13), na Champions League, após os últimos jogos entre as equipes não terem sido muito bons para os catalães, que acumulam quatro derrotas consecutivas para o adversário.

Uma delas segue marcada na mente dos torcedores: o 8 a 2 nas quartas de final da temporada 2019/20. Depois do massacre, os clubes se encontraram na edição 2021/22, com mais duas vitórias dos alemães na fase de grupos, mas que não substituíram o trauma da goleada.

No entanto, desde aquele placar elástico dos alemães em Portugal, o Barcelona tem passado por uma verdadeira reformulação e, hoje, conta com uma equipe bastante modificada.

Em 2020, o Barça foi a campo com: Ter Stegen; Nelson Semedo, Piqué, Lenglet e Jordi Alba; Busquets, Sergi Roberto, De Jong e Vidal; Suárez e Messi.

De lá para cá, nomes como Suárez e Vidal voltaram para a América do Sul: o uruguaio foi para o Nacional (URU), enquanto o chileno chegou ao Flamengo depois de passar pela Inter de Milão. Mesmo assim, a principal diferença daquela equipe em relação ao time atual é Lionel Messi, que hoje está no PSG. Além dos sul-americanos, Nelson Semedo e Lenglet também já não estão mais no plantel.

Outra mudança bastante impactante aconteceu no comando técnico. Quique Setién deixou o cargo, que foi ocupado por Ronald Koeman e hoje pertence a Xavi.

Messi e Vidal durante Barcelona x Bayern na Liga dos Campeões 2020 - Michael Regan - UEFA - Michael Regan - UEFA
Messi e Vidal durante Barcelona x Bayern na Liga dos Campeões 2020
Imagem: Michael Regan - UEFA

Na estreia da atual edição da Champions, o Barcelona goleou o Viktoria Plzen, por 5 a 1, com apenas três dos nomes de 2020 entre os titulares. A equipe comandada por Xavi foi a campo com: Ter Stegen; Sergi Roberto, Koundé, Christensen e Jordi Alba; De Jong, Pedri e Kessié; Ansu Fati, Dembélé e Lewandowski.

Há dois anos, o Bayern de Munique foi escalado com: Neuer; Kimmich, Boateng, Alaba e Davies; Goretzka, Thiago Alcântara e Müller; Gnabry, Perisic e Lewandowski. O técnico era Hans-Dieter Flick.

Equipe do Bayern antes de goleada contra o Barcelona em 2020 - Divulgação/Getty Images - Divulgação/Getty Images
Equipe do Bayern antes de goleada contra o Barcelona em 2020
Imagem: Divulgação/Getty Images

Diferentemente do Barcelona, os alemães ainda contam com a base do elenco que esteve presente no 8 a 2. Dos que entraram em campo, seis deles seguem no elenco, assim como parte dos reservas.

Entre algumas das poucas mudanças em relação ao time que eliminou o Barça em Portugal estão as ausências de Lewandowski, que hoje está no próprio Barcelona, e o técnico Hansi Flick, que comanda a seleção da Alemanha.