Ex-Grêmio faz história na Malásia e tem mais gols do que Haaland em 2022
Poucos jogadores marcaram mais de 30 gols neste ano. Goleadores como Mbappé, Lewandowski e Germán Cano já romperam esta marca e estão acompanhados por um brasileiro: Bergson. Aos 31 anos, o jogador formado no Grêmio e que tem passagens por Fortaleza, Ceará, Athletico Paranaense, Juventude, entre outros, faz história pelo Johor FC, da Malásia, e já balançou as redes mais vezes do que Erling Haaland neste ano.
Bergson fez 31 gols em 25 jogos em 2022. Além de ter contribuído com mais seis assistências. A marca o coloca na frente do norueguês do Manchester City, que marcou 30 vezes, evidentemente em uma exigência mais alta.
Foram 21 gols até agora no campeonato local, quatro na Copa e seis na Champions da Ásia.
Balançar as redes adversárias não é novidade para o brasileiro. Desde que chegou ao futebol da Malásia, Bergson faz história. Foram 30 gols e três assistências em 27 jogos no ano passado, quando conquistou a Chuteira de Ouro da Malásia e esteve na seleção do campeonato e da copa local.
Ao todo são 61 gols e nove assistências em 51 jogos com a camisa do clube que defende atualmente, do qual já faz parte da história como jogador com mais gols na Liga da Malásia: 44. O Johor é o atual octacampeão do torneio.
"O hat-trick é apenas um detalhe. Nós temos que pensar sobre como estamos jogando como equipe, como estamos jogando como família, porque nós temos de vencer todos os jogos. E fico feliz porque estamos deixando tudo no campo, nos esforçando muito. Sempre que acaba um jogo, já temos que pensar no próximo. E não é fácil, porque os adversários sempre jogam muito fechados", disse após a goleada por 4 a 0 sobre o Melaka United, seu quarto hat-trick (quando o jogador marca três gols na mesma partida) pelo Johor, o segundo no ano.
Pelo clube da Malásia, Bergson conquistou o Campeonato Nacional, a Copa da Malásia e a Supercopa da Malásia.
"Estou muito feliz. Nós merecemos esse título. Nós jogamos bem, melhoramos bastante no segundo tempo. É um momento emocionante, um sentimento de muita felicidade, porque nós batalhamos por esse título e por esse clube", disse durante a comemoração do título da FA Cup Malasia deste ano, em que marcou dois gols.
No Brasil, Bergson iniciou sua trajetória profissional na base do Grêmio. Depois de algumas chances no principal, atuou em uma série de clubes, com destaque para as passagens por Paysandu, quando fez 28 gols na temporada 2017, Náutico, Athletico Paranaense, Ceará e Fortaleza.
Antes de vestir a camisa do Johor, ele tinha duas experiências fora do Brasil, pelo Braga, de Portugal, e pelo Suwon Bluewings, da Coreia do Sul.
Ainda há tempo para mais gols. Com a temporada da Malásia terminando em outubro, Bergson poderá seguir empilhando feitos tão longe de sua terra natal. O próximo compromisso será na quinta-feira (15), contra o PJ City. O Johor lidera o Campeonato da Malásia e está invicto na competição.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.