Liverpool vence Ajax, com Alisson garçom, e ameniza crise na Champions
O Liverpool amenizou a crise e venceu o Ajax, hoje (13), por 2 a 1, com o estádio Anfield lotado, em partida válida pela segunda rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Brigando contra a má fase, o time de Jurgen Klopp assegurou a vitória dramática apenas aos 43 do segundo tempo.
Empurrado pela torcida, os Reds abriram o placar aos 17 minutos do primeiro tempo, com Salah, após lançamento do goleiro Alisson. Aos 26, porém, Kudus deixou tudo igual. Matip, de escanteio, fez valer o bombardeio inglês e garantiu o primeiro triunfo dos Reds na competição europeia.
Após uma semana de preparação para o jogo de hoje - já que a rodada do Campeonato Inglês foi adiada pela morte da rainha Elizabeth II - o Liverpool teve lampejos de seus melhores dias, pressionado o Ajax, saindo em velocidade e aproveitando as bolas longas do goleiro Alisson. Apesar da pressão, a vitória só veio na reta final do jogo, em uma cobrança de escanteio. Para aumentar o drama, o gol foi confirmado com o auxílio da tecnologia.
Com a vitória, o Liverpool chega a três pontos e assume provisoriamente a vice-liderança do Grupo A da Champions. O Ajax, por sua vez, cai para a terceira colocação. A tabela, porém, ainda pode mudar, já que Rangers e Napoli se enfrentam amanhã.
O Liverpool volta a campo pela Liga dos Campeões no dia 4 de outubro, às 16h (de Brasília), para enfrentar o Rangers em casa. Em mesmo dia e horário, o Ajax recebe o Napoli.
Sem festa
A morte da rainha Elizabeth II, na última semana, culminou em algumas mudanças na entrada dos clubes, hoje, no gramado de Anfield. Os times foram a campo em silêncio e sem as crianças. O hino da competição não foi tocado e a bola do jogo não foi posicionada no centro do campo.
As diversas mudanças atrapalharam os times, que precisaram da orientação da arbitragem para iniciar cumprimentos e posarem para fotos.
Na sequência, ambas as equipes se reuniram no centro do campo, onde foi respeitado um minuto de silêncio. Durante o período, a vibrante torcida dos Reds permaneceu calada. Ao final, uma salva de palmas invadiu o estádio.
Em respeito, os jogadores de Liverpool e Ajax vestiram uma faixa preta em um dos braços.
Para espantar a crise
Precisando dar uma resposta para o público, o Liverpool sufocou o Ajax no primeiro tempo. Pressionado a saída de bola holandesa e explorando a bola longa do goleiro Alisson, os Reds chegaram ao gol aos 17 minutos da etapa inicial.
O arqueiro brasileiro fez o lançamento, Luis Díaz tocou de cabeça para Diogo Jota, que acionou Salah pela direita da área. O atacante finalizou de canhota para abrir o placar.
Que golaço!
Enquanto o Liverpool desperdiçava chances para ampliar o marcador em Anfield, o Ajax começou a encontrar espaços para atacar e chegou ao empate aos 26 da primeira etapa.
Blind acionou Berghuis em profundidade, que tocou para o meio da área. Kudos recebeu o passe, tirou de Van Dijk e finalizou. A bola tocou no travessão e foi para o fundo da rede.
Paredão holandês
O goleiro Pasveer brilhou no fim do primeiro tempo do clássico europeu. Com o jogo empatado em 1 a 1, o arqueiro fechou o gol em pelo menos três oportunidades, permitindo ao Ajax ir para o vestiário com a igualdade.
Pasveer salvou, no reflexo, uma cabeçada de Van Dijk em cobrança de escanteio de Alexander-Arnold aos 34 minutos. Aos 40, fez duas defesas na sequência em finalizações do lateral do Liverpool. No lance seguinte, o goleiro defendeu em dois tempos a cabeçada de Van Dijk em escanteio.
Só deu Liverpool
O Liverpool voltou para o segundo tempo ainda mais ligado, e bombardeou o sistema defensivo do Ajax. Explorando principalmente as laterais do campo, os Reds tentaram jogadas tantos por bolas longas quanto com toques rápidos, mas encontraram uma verdadeira muralha holandesa nas proximidades da grande área. Melhor para o Ajax, que manteve o marcador em 1 a 1.
Para aumentar a pressão, Klopp colocou os atacantes Roberto Firmino e Darwin Nuñez em campo no início do segundo tempo. E foi do uruguaio a melhor chance dos Reds. Aos 37 da etapa final, Salah recebeu passe de Firmino e acionou Nuñez. O atacante finalizou de primeira, mas por cima do gol.
Faltou pontaria
Com um Liverpool cada vez mais ofensivo, o Ajax aproveitou os espaços nas costas da zaga inglesa para tentar a virada em uma jogada de contra-ataque, e quase conseguiu.
Aos 29 da segunda etapa, Tadic cruzou pelo direito e Blind cabeceou nas costas de Alexander-Arnold. A bola foi no contrapé de Alisson, que viu a bola sair rente à trave esquerda.
Matip resolve
O bombardeio do Liverpool em Alfiend resultou em uma vitória dramática, e o herói foi Matip. Em cobrança de escanteio aos 43 minutos do segundo tempo, o jogador subiu na entrada da pequena área e mandou, de cabeça, fundo da rede.
O gol foi confirmado com o auxílio da tecnologia, quando o relógio do árbitro português informou que a bola tinha atravessado completamente a linha.
FICHA TÉCNICA:
LIVERPOOL 2 x 1 AJAX
Competição: Liga dos Campeões, 2ª rodada da fase de grupos
Data e horário: 13 de setembro de 2022 (terça-feira), às 16h (de Brasília)
Local: Anfield, em Liverpool, na Inglaterra
Árbitro: Artur Dias (POR)
Assistentes: Rui Tavares (POR), Paulo Soares (POR), Antonio Nobre (POR)
VAR: Tiago Martins (POR)
Cartões amarelos: Álvarez (Ajax); Matip (Liverpool); Berghuis (Ajax)
Gols: Salah (LIV), aos 17 minutos do primeiro tempo; Kudus (Ajax), aos 26 do primeiro tempo. Matip (Liverpool), aos 43 do segundo tempo.
LIVERPOOL: Alisson; Alexander-Arnold, Matip, Van Dijk e Tsimikas; Fabinho, Elliott (Firmino) e Thiago (Bajcetic); Salah, Luis Díaz (Milner) e Diogo Jota (Darwin Nuñez). Técnico: Jurgen Kloop
AJAX: Pasveer; Rensch (Jorge Sanchez), Timber, Bassey e Blind; Álvarez, Berghuis e Taylor (Grillitshch); Tadic, Bergwijn e Kudus. Técnico: Alfred Schreuder
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.