Botafogo lança campanha para incentivar presença feminina no Nilton Santos
O Botafogo lançou na tarde de hoje (14) uma campanha pela inclusão, segurança e igualdade das mulheres no estádio. A iniciativa começa já no duelo Coritiba, neste sábado (17), às 19h, no Estádio Nilton Santos, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.
"Sabemos que o caminho é longo para equiparar e tornar o ambiente do futebol mais confortável para as mulheres, mas acreditamos que é possível. Essa campanha não é a solução de todos os problemas, é um marco inicial para proporcionar medidas eficazes. O projeto vai ter continuidade nos demais jogos, confiamos que a longo prazo podemos oferecer segurança e igualdade para as nossas torcedoras", disse o diretor geral da SAF Thairo Arruda.
Entre as iniciativas adotadas pelo Glorioso está a criação de um posto policial especial para receber eventuais denúncias de assédio, o primeiro em estádios do Rio de Janeiro. Em parceira com a Polícia Militar e o Departamento de Atendimento à Mulher, cinco policiais mulheres identificadas com hashtag #AHoraDelas, nome dado ao projeto, estarão posicionadas no Setor Leste disponíveis para o encaminhamento de possíveis denúncias de assédio. O clube ainda promete trabalhar incansavelmente para avançar neste tema e proporcionar mudanças significativas.
"Teremos mulheres policiais no juizado do torcedor para atender as mulheres vítimas de qualquer tipo de violência e para orientar também sobre os seus direitos. Esse é um projeto-piloto, inovador em que traremos para o estádio a Delegacia de Mulheres", explicou a delegada doutora Gabriela Von Beauvais.
A equipe identificou que apenas 12% da base de seus sócios são mulheres e pretende mudar este cenário. Por isso, passará a oferecer experiências exclusivas em seu programa de sócio-torcedor. Outras medidas que serão adotadas incluem uma transmissão especial apenas com convidadas e comentaristas mulheres, a parceria com a ONG Gril Up - Elza Soares e informativos nos banheiros do Nilton Santos informando como proceder para fazer uma denúncia durante o jogo.
"Essa campanha mostra que o Botafogo não precisa de datas específicas ou simbolismo para enfatizar as causas e lutar pelos direitos das mulheres. Sei o quanto é difícil para o público feminino ter espaço ou voz no universo do futebol, então essa ação é primeiro passo para buscar um futuro de equidade", completou a head de Ativações Paula Young.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.