Topo

Santos

Comitê de Gestão do Santos veta Vanderlei Luxemburgo como técnico

Vanderlei Luxemburgo comanda o Cruzeiro contra o Operário pela Série B - GLEDSTON TAVARES/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
Vanderlei Luxemburgo comanda o Cruzeiro contra o Operário pela Série B Imagem: GLEDSTON TAVARES/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
Lucas Musetti Perazolli e Gabriela Brino

Do UOL, em Santos (SP)

14/09/2022 14h01Atualizada em 14/09/2022 14h16

O Comitê de Gestão do Santos vetou, por quatro votos a dois, a contratação de Vanderlei Luxemburgo como técnico. O presidente Andres Rueda se reuniu com o treinador antes de sugerir a opção ao colegiado.

O Comitê de Gestão gosta da ideia de Luxemburgo como executivo de futebol, mas o profissional de 70 anos insiste para ser técnico e não deve voltar a trabalhar no Santos neste momento.

Rueda cogitou a possibilidade e sugeriu a votação, mas ficou incomodado com o "lobby" por Luxa. Pessoas do estafe e próximas a ele abasteceram a imprensa com informações imprecisas nas últimas horas. Os papos com o presidente foram divulgados em "tempo real" e o fato irritou a direção.

Andres Rueda entendeu que Luxemburgo "forçou a barra". O presidente crê que ele seria um bom comandante do departamento de futebol, com experiência de campo e gestão. Luxa, porém, sugeriu ser o técnico até o fim do ano e diretor em 2023. A opção foi descartada.

Luxemburgo está ausente do futebol desde o fim de 2021, quando foi demitido do Cruzeiro. Ele foi pré-candidato ao Senado por Tocantins, mas o PSB não oficializou a campanha.

Quem assume?

O Santos procura outro profissional para o departamento de futebol no mercado e não descarta a efetivação do técnico Orlando Ribeiro, do sub-20. Ele dirigirá a equipe no clássico contra o Palmeiras no domingo (18), no Allianz Parque, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Até o momento, o Peixe tentou, sem sucesso, o técnico argentino Sebastián Beccacece e cogitou Vanderlei Luxemburgo como treinador ou gerente. O clube segue avaliando o mercado e tem cautela para não errar como errou com Lisca e Newton Drummond.

Santos