Topo

Liga dos Campeões - 2022/2023

'F...-se a Coroa': entenda o protesto da torcida do Celtic contra a rainha

Celtic empatou por 1 a 1 contra o Shakhtar - KACPER PEMPEL/REUTERS
Celtic empatou por 1 a 1 contra o Shakhtar Imagem: KACPER PEMPEL/REUTERS

Nathalia Lino

14/09/2022 18h12

Após a morte da rainha Elizabeth 2ª, os ânimos no Reino Unido parecem ter sido abalados. Enquanto homenagens seguem em percurso, protestos contra a família real também ganharam espaço nos últimos dias. O mais recente foi em campo, durante uma partida na Liga dos Campeões, em que a torcida do Celtics se mostrou contrária à monarquia.

O time que faz parte da Escócia reacendeu mágoas passadas entre os moradores de Glasgow e a coroa britânica. Cartazes com frases, puderam ser vistas ao longo do jogo.

O motivo vai além da representatividade da família real e têm um teor político e religioso por trás das manifestações.

Os times Celtics e Rangers têm um histórico de rivalidade desde a criação de cada equipe, e a rivalidade ultrapassa as quatro linhas de um estádio.

Isso porque o país escocês é dividido em duas partes: o de origem protestante, conhecido como o lado azul de Glasgow, que tem opiniões e posicionamentos diferentes ao outro lado, o católico irlandês que ocupa a maior cidade da Escócia.

A política é outro divisor que envolve diretamente a monarquia e acendem o OLD Firm, como é conhecido o clássico entre os dois times.

A torcida do Rangers defende a permanência da Escócia do Reino Unido e são fiéis à monarquia e a imagem de Elizabeth 2ª, sendo comum faixas e cartazes com o rosto da rainha. Já os torcedores do Celtic apoiam a independência do país, a unificação das Irlandas -vale lembrar que a Irlanda não faz parte do Reino Unido, apenas a Irlanda do Norte— e são contrários à família Real.

O Rangers, divulgou uma nota de pesar, hasteou a bandeira do Reino Unido a meio mastro no Ibrox Stadium e deixou seus escudos em preto e branco em suas redes sociais, assim como outros times do país.

Em contrapartida, o Celtic não prestou uma homenagem sentimental à rainha e divulgou apenas uma nota em seu site oficial, expressando "condolências à família da falecida rainha Elizabeth II" após o anúncio da morte da monarca.