Fla confirma favoritismo, bate São Paulo e vai à final da Copa do Brasil
Deu a lógica. O Flamengo pôs fim à euforia do São Paulo, venceu o segundo jogo da semifinal da Copa do Brasil, por 1 a 0, e agora espera o vencedor de Corinthians e Fluminense, que jogam nesta quinta-feira (15), para saber quem será seu adversário na decisão.
Precisando vencer por três gols de diferença, o São Paulo começou o jogo tomando conta do campo de ataque. Nos primeiros 15 minutos, o time paulista teve mais posse de bola e obrigou o goleiro Santos a fazer duas boas defesas. Aos poucos, o Flamengo foi conseguindo aliviar a pressão.
O volume de jogo do Tricolor diminuiu e os espaços começaram a aparecer. Aos 36 minutos, a melhor qualidade técnica dos donos da casa apareceu. Everton Ribeiro achou Arrascaeta e o meia uruguaio tocou por cima de Jandrei para abrir o marcador e aumentar a vantagem do Flamengo no confronto.
O segundo tempo teve o mesmo roteiro, com a diferença que o Flamengo voltou mais ligado do intervalo. O São Paulo tinha domínio territorial do jogo. Mas todo contra-ataque rubro-negro era um "ai, Jesus!".
O time paulista errava demais no campo de ataque e não conseguia criar chances claras de gol. Assim, a torcida começou a festejar, mas o segundo gol não veio e o placar da etapa inicial foi mantido.
Os times agora voltam as atenções para o Brasileirão. O Flamengo, 3º colocado, tem o clássico com o Fluminense, no domingo (18), às 16h (de Brasília). No mesmo dia e horário, o São Paulo, que está na 13ª posição na tabela, vai até Fortaleza enfrentar o Ceará.
Live do Flamengo
Live do São Paulo
Quem foi bem - Flamengo
Everton Ribeiro e Arrascaeta
Respirando os ares da convocação para a seleção brasileira, Everton Ribeiro teve uma atuação de gala. Deu uma bela assistência para o gol de Arrascaeta e participou diretamente de outros lances de perigo, mostrando que quer garantir sua vaga na Copa do Mundo do Qatar.
Já Arrascaeta mostrou toda a sua categoria com um lindo e sutil toque para balançar a rede. No segundo tempo, criou boas jogadas que levantaram a torcida.
Quem foi bem - São Paulo
Jandrei
Depois de perder a posição de titular, voltou a jogar por Felipe Alves não ter sido inscrito na Copa do Brasil. Quando foi exigido, foi bem, e fez uma linda defesa em chute de Gabigol. Ainda foi importante na construção do início das jogadas e útil para manter a posse de bola para o Tricolor. Com esta atuação, volta a brigar pela posição.
Atuação São Paulo
Rogério Ceni escalou o mesmo time que venceu o Atlético-GO, na Sul-Americana. No 4-4-2, o Tricolor pressionava o Flamengo, só que não conseguia colocar seus atacantes em posição clara para finalizar. As poucas chances eram de chutes fora da área e cruzamentos.
Atuação Flamengo
O Flamengo respondeu à tentativa de pressão do São Paulo no início do jogo com verticalidade. A defesa conseguiu suportar bem os ataques rivais e, aos poucos, o Rubro-Negro passou a ter o domínio de bola.
Com Everton Ribeiro e Arrascaeta "entrando" no jogo, o time passou a construir jogadas e a encontrar espaços. Com isso, encontrou suas chances e administrou a vantagem.
Quem foi mal - São Paulo
Reinaldo. O experiente lateral-esquerdo tomou amarelo aos 15 minutos do primeiro tempo. Correu risco de levar vermelho ao se envolver em confusões com David Luiz e Everton Ribeiro, além de discutir com a arbitragem.
Quem foi mal - Flamengo
Foi uma partida razoável do lateral-direito Rodnei, mas ele cedeu alguns espaços defensivos em suas costas, assim como já havia acontecido no jogo do Morumbi. No ataque não foi tão ofensivo como de costume.
Cronologia do gol
Arrascaeta fez o gol aos 36 minutos do primeiro tempo. Após linda triangulação entre Pedro, Everton Ribeiro e Arrascaeta, o uruguaio invadiu a área e, com um leve toque, deixou Jandrei na saudade e abriu o placar para o Flamengo.
Zoeira nas arquibancadas
Os jogadores do Flamengo ainda comemoravam o gol de Arrascaeta e a torcida já entoava "eliminado" para o São Paulo.
Sinalizadores e bombas
Embora o telão do Maracanã tenha feito diversos alertas sobre a proibição de sinalizadores, a torcida do Flamengo ignorou a recomendação e, na entrada dos times, acendeu cerca de dez artefatos luminosos, além de serem ouvidas explosões na arquibancada.
Segue a freguesia de Ceni
Enfrentar o Flamengo tem sido um tormento para Rogério Ceni. Com o resultado de hoje, ele chegou à décima derrota em dez jogos duelando como treinador contra o Rubro-Negro. Foram seis revezes pelo São Paulo, três pelo Fortaleza e um pelo Cruzeiro.
Voz da arquibancada
Próximo dos 30 do segundo tempo, a torcida do Flamengo iluminou o Maracanã com as lanternas dos celulares nas arquibancadas, e voltou a cantar "eliminado". Os são-paulinos presentes, por outro lado, aumentaram o volume como resposta.
Olé
Quando o jogo entrava na reta final, a torcida do Flamengo começou a gritar "olé" nas trocas de passes da equipe de Dorival Júnior.
FICHA TÉCNICA:
FLAMENGO 1 x 0 SÃO PAULO
Competição: Copa do Brasil - jogo de volta da semifinal
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Hora: 21h45
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO)
Auxiliares: Bruno Raphael Pires (Fifa/GO) e Bruno Boschilia (Fifa/PR)
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (VAR-Fifa/RN)
Cartões amarelos: Reinaldo e Welington (São Paulo); Léo Pereira (Flamengo)
Gol: Arrascaeta (Flamengo), aos 36 minutos do primeiro tempo
FLAMENGO: Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; João Gomes (Matheus França), Thiago Maia (Vidal), Arrascaeta (Diego) e Everton Ribeiro (Victor Hugo); Gabigol e Pedro (Everton Cebolinha). Técnico: Dorival Júnior
SÃO PAULO: Jandrei; Igor Vinicius, Diego Costa, Léo e Reinaldo (Welington); Pablo Maia, Rodrigo Nestor, Alisson (Galoppo) e Patrick (Talles Costa); Luciano e Calleri (Éder). Técnico: Rogério Ceni
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.