Topo

Corinthians

'Animal' de VP, Yuri Alberto embala no Corinthians e sonha com artilharia

Yuri Alberto, do Corinthians, em jogo contra o Atlético-GO pela Copa do Brasil - GERO RODRIGUES/O FOTOGRÁFICO/ESTADÃO CONTEÚDO
Yuri Alberto, do Corinthians, em jogo contra o Atlético-GO pela Copa do Brasil Imagem: GERO RODRIGUES/O FOTOGRÁFICO/ESTADÃO CONTEÚDO

Gabriel dos Santos

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/09/2022 12h00

Yuri Alberto está em nítida evolução com a camisa do Corinthians. Se no início de sua passagem pelo clube o camisa 9 tinha de lidar com comentários de que sequer finalizava ao gol, o centroavante tratou de responder em campo e se tornou uma das principais esperanças do Timão para a partida contra o Fluminense, às 20h de hoje (15), na Neo Química Arena, pela volta da semifinal da Copa do Brasil.

Com menos de três meses no clube, Yuri já é vice-artilheiro do Corinthians na temporada, com cinco gols marcados, ao lado de Adson, Fábio Santos, Gustavo Mosquito e Mantuan (atualmente emprestado ao Zenit, da Rússia) — Róger Guedes, com 11, lidera o quesito.

O atacante de 21 anos fez gol nas duas últimas partidas do Corinthians, os empates contra Inter e São Paulo, e está cada vez mais à vontade no ataque alvinegro, chegando embalado para a decisão diante dos cariocas. Além do reencontro com as redes, vale lembrar que ele teve participação importante na partida de ida, dando a assistência para Renato Augusto marcar o primeiro gol do Timão no Maracanã após construir boa jogada individual.

A fase recente de Yuri Alberto, inclusive, rendeu elogios do técnico Vítor Pereira, especialmente depois do golaço marcado no Majestoso. Para o português, o atacante foi um "Animal"

Foi um animal. Deu trabalho, foi no espaço, ganhou no corpo, fez um belíssimo gol, desgastou muito os zagueiros do São Paulo. O Miranda acaba no limite porque ele tem essa capacidade física de ir no espaço, tem qualidade e agora está começando a se ligar um pouco mais com os outros, a perceber quais movimentos esperamos dele. É natural que vá evoluir até o final da temporada".
Vítor Pereira, técnico do Corinthians

Artilharia?

O último jogo de Copa do Brasil na Neo Química Arena foi um momento de libertação para Yuri Alberto. Diante do Atlético-GO e com a desvantagem no placar por ter perdido de 2 a 0 em Goiânia, o centroavante conseguiu fazer não só seu primeiro, mas três gols de uma vez — em seu nono jogo pelo clube —, que deram a classificação para a semifinal ao Corinthians.

"Falei que seriam seis ou sete jogos para me acostumar. Acabou passando dois, mas agradecer a todos os meus companheiros. Os gols sairiam na hora certa. E saíram", disse, aliviado, o atacante, na ocasião.

Com os três gols marcados em um só jogo, o goleador se colocou na briga pelo posto de artilheiro da Copa do Brasil. Atualmente, Cano, do Fluminense, é o artilheiro da competição, com cinco gols, dois a mais que o centroavante do Timão.

Com o 2 a 2 na ida, disputada no Maracanã, o Corinthians precisa de qualquer vitória simples para ir à final. Um novo empate leva a decisão para os pênaltis.

FICHA TÉCNICA:

CORINTHIANS x FLUMINENSE

Competição: Copa do Brasil, volta da semifinal
Data e horário: 15 de setembro de 2022 (quinta-feira), às 20h (de Brasília)
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Árbitro: Anderson Daronco (FIFA/RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (FIFA/RS) e Guilherme Dias Camilo (FIFA/MG)
VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC)

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Gil, Balbuena e Fábio Santos; Fausto Vera, Du Queiroz e Renato Augusto; Gustavo Mosquito, Yuri Alberto e Róger Guedes. Técnico: Vítor Pereira

FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Manoel e Caio Paulista; Felipe Melo (Wellington), Yago Felipe (Martinelli) e Ganso; Matheus Martins, Arias e Cano . Técnico: Fernando Diniz

Corinthians