Topo

Dorival elogia postura de Gabigol e vibra com mais uma final pelo Flamengo

Colaboração para o UOL, em Salvador

15/09/2022 01h26

Uma semana após carimbar a vaga à decisão da Libertadores, o Flamengo voltou a vencer o São Paulo e se garantiu na final da Copa do Brasil. Na coletiva após a classificação, o técnico Dorival Júnior exaltou o feito de chegar em duas finais pelo clube com apenas três meses de trabalho. O treinador destacou a importância da dedicação coletiva e defensiva do elenco para a reviravolta na temporada. Segundo ele, a postura de Gabigol em campo resume o espírito da equipe.

"O mais importante é estar em duas finais, fato que poucos acreditariam na primeira semana de junho (Quando assumiu a equipe). O trabalho, a dedicação de todos, fez com que a evolução gerasse maturidade, a maturidade gerou confiança e a nossa equipe passou a jogar com segurança."

"Nós imaginávamos uma melhoria da equipe no todo, mas não esperávamos tudo acontecer de forma tão rápida. A situação era difícil, existia uma instabilidade em todos os sentidos, e existia também por outro lado uma vontade de superar aquela fase", afirmou Dorival.

Questionado sobre qual foi o momento-chave na retomada da confiança do Flamengo, Dorival Júnior escolheu o mata-mata contra o Atlético-MG na própria Copa do Brasil. Após perder em Belo Horizonte por 2 a 1, o Fla fez 2 a 0 no Rio de Janeiro, em dia marcado pelo "inferno" rubro-negro no Maracanã, e avançou às quartas de final, onde eliminou o Athletico-PR antes de derrubar o São Paulo na semifinal.

"A confiança começou a retornar e fomos sentindo uma evolução, a equipe adquiriu confiança, buscamos uma estabilidade e partir daí jogamos com muita segurança e equilibro. Hoje o São Paulo exigiu bastante e o time se comportou de forma muito positiva, tem momentos que tem que saber sofrer e trabalhar a bola para ser efetivo como hoje."

Além de exaltar a evolução coletiva da equipe, Dorival destacou individualmente um jogador para o crescimento do Flamengo: Gabigol. Para o treinador, mesmo tendo que fugir um pouco de suas características para atuar ao lado de Pedro, Gabi vem jogando em alto nível e mostrando entrega e compromisso com o time.

"O que resume tudo isso foi a postura do time desde o início e a postura de um jogador como o Gabriel, pela participação que teve, pela entrega, talvez precisando fugir um pouco de suas características, mas muito participante, atuante, se entrega e participa em todos os sentidos em campo."

"Hoje, com 80 minutos de jogo, ele fez uma corrida de quase 80 metros de uma área a outra para recuperar uma bola. Isso é marcante para qualquer jogador ou grupo, espero que não percamos essa essência que a equipe vem tendo. Hoje nós aliamos tudo isso: segurança para atacar, boa mobilidade de movimentação por dentro, e o principal que foi a participação de todos os jogadores no quesito defensivo", elogiou Dorival.

Momento-chave da temporada

"Teve um jogo marcante para mim que foi o jogo da Copa do Brasil em Belo Horizonte, a equipe perdeu a partida, foi a última que nós perdemos por dois gols, a partir de lá, são 24 jogos e tomamos apenas 10 gols, aquela partida marcou porque mostrou uma possibilidade crescimento, apesar da derrota. A gente percebia outra postura, que a equipe queria de outra forma, foi um divisor de águas, fomos evoluindo, buscando vitórias importantes, como o 7 a 1 em casa contra o Tolima na Libertadores, mas o jogo que fez a diferença para mim foi o jogo de Belo Horizonte."

Planejamento e parada para Data Fifa

"Nós não podemos passar do ponto, isso é importante. Teremos uma semana livre de atividades com jogadores, mas não teremos seis atletas com nosso grupo, todos convocados para seleções. Vamos ter muito cuidado, não vamos usar esse período para resguardo, precisa acelerar o processo, mas tomar muito cuidado com o volume de trabalho, estamos do meio para o fim da temporada, temos decisões difíceis pela frente. Vamos dar uma atenção ainda maior ao Brasileiro, onde estamos fazendo o possível para que tenhamos sempre a melhor equipe dentro daquilo que está programado, a melhor equipe em campo sempre. Temos que repensar rodada a rodada agora, intensificarmos o trabalho nesses 10 dias, mas não podemos exceder de forma alguma no volume.

Titulares no Fla x Flu?

"Nós vamos pensar sobre isso a partir de amanhã, pode ser que aconteça de colocar o time principal, poderemos dar um passo importante no campeonato, desde que consigamos um ótimo resultado. É um momento de definição do Brasileiro, que não depende única e exclusivamente do Flamengo, diferentemente das outras competições. Nós vínhamos fazendo pontos importantes com uma equipe que para muitos não seria titular, mas foi o time responsável pelo nosso crescimento na competição. Não podemos ficar refém apenas dos resultados, o Flamengo é a única equipe que está nas três competições com possibilidade de título.

Todas as nossas decisões foram respaldadas e conversadas com a diretoria, para que eu não tomasse uma atitude desnecessária e que contrarie as ideias do clube. Tudo foi feito com consciência e equilibrio, nos dois últimos jogos não vieram os resultados, mas não tem jogos fáceis no Brasileirão. Essa mesma equipe vinha conseguindo ótimos resultados, os dois empates nos afastaram um pouco, reconhecemos que a vantagem do rival é boa, porém estamos vivos na competição e vamos buscar dentro do possível os resultados."

Sobre o momento no Flamengo

"Sendo sincero, não imaginava um momento como esse, sempre confiei muito no grupo, é uma equipe que dá prazer de ver atuar, os jogadores tem um estilo de futebol que sempre me agradou, eu já conhecia a grande maioria e isso me ajudou bastante. Tem um grupo de trabalho por trás, a chegada do Dorival ajudou a mudar o comportamento do grupo, mas todos fizeram um trabalho de recuperação excelente em todos os sentidos. Fico feliz em estar vivendo um momento como esse com o Flamengo, não imaginava que fosse acontecer esse ano, fiquei muito tempo parado por necessidade, e é uma satisfação ver o que estou vendo nessa equipe. Um trabalho muito sério e uma entrega muito grande de todos no futebol do Flamengo."