Bastidores: Luxemburgo fez pressão e se surpreendeu com veto no Santos
Vanderlei Luxemburgo fez muita força para se tornar técnico do Santos outra vez, mas se surpreendeu com o veto do Comitê de Gestão do clube após achar que havia convencido o presidente Andres Rueda.
A procura partiu do Peixe, mas o objetivo era ter Luxa como gerente. O profissional de 70 anos pediu tempo e, numa segunda conversa com Rueda, externou a vontade de voltar a ser treinador.
Antes reticente, Andres Rueda passou a discutir com Luxemburgo a possibilidade dele ser um coordenador técnico, como fez Felipão no Athletico. Luxa assumiria o time e ajudaria no planejamento para 2023, quando se tornaria de fato um dirigente.
Na terça-feira (13) à noite, depois de jantar com Rueda, Luxemburgo estava convicto e avisou pessoas próximas sobre o acordo encaminhado com o Santos. O presidente, em contrapartida, seguia receoso e discutindo com amigos na madrugada.
Antes de dormir, o presidente se incomodou com o "lobby" por Luxa nas redes sociais. Pessoas do estafe e próximas a ele abasteceram a imprensa e conselheiros com informações imprecisas. Os papos com Rueda foram divulgados em "tempo real" e o fato irritou a direção, que imaginou que o mesmo ocorreria se ele fosse o técnico.
Andres Rueda entendeu que Luxemburgo "forçou a barra", mas, mesmo assim, levou a possibilidade para o Comitê de Gestão votar. O colegiado, formado pelo presidente, o vice José Carlos de Oliveira e quatro conselheiros, barrou a contratação por quatro votos a dois. O CG aprovaria Luxa como gerente, mas não como treinador.
Disposto a voltar a ser técnico e frustrado com o veto, Luxemburgo não aceitou o convite para ser gerente. Ele segue disponível no mercado e ausente do futebol desde o fim de 2021, quando acabou sendo demitido do Cruzeiro. Ele foi pré-candidato ao Senado por Tocantins, mas o PSB não oficializou seu nome para a disputa.
Quem assume?
O Santos procura outro diretor para o departamento de futebol no mercado e não descarta a efetivação do técnico Orlando Ribeiro, do sub-20. Ele dirigirá a equipe no clássico contra o Palmeiras no domingo (18), no Allianz Parque, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Até o momento, o Peixe tentou, sem sucesso, o técnico argentino Sebastián Beccacece e cogitou Vanderlei Luxemburgo como treinador ou gerente. O clube segue avaliando o mercado e tem cautela para não errar como errou com Lisca e Newton Drummond.
Só nessa gestão, o Santos teve Cuca, Ariel Holan, Fernando Diniz, Fabio Carille, Fabián Bustos e Lisca como técnicos e Felipe Ximenes, Jorge Andrade, André Mazzuco, Edu Dracena e Newton Drummond como diretores.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.