Topo

Copa do Brasil - 2022

Fla ou Corinthians? Colunistas apontam favorito na final da Copa do Brasil

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

16/09/2022 11h48

Flamengo e Corinthians decidirão a Copa do Brasil de 2022. Os dois confrontos do Clássico das Multidões já têm data definida: dias 12 e 19 do mês de outubro, ambos em uma quarta-feira.

Os horários e mandos de campo, porém, ainda serão definidos através de um sorteio realizado pela CBF na próxima terça-feira (20).

O Flamengo de Dorival Júnior chega para a decisão após duas vitórias contra o São Paulo: 3 a 1 no Morumbi e 1 a 0 no Maracanã, na última quarta-feira.

Já o Corinthians de Vitor Pereira levou a melhor sobre o Fluminense na semifinal. Depois de empate por 2 a 2 no Maracanã, o time alvinegro fez 3 a 0 no jogo de volta, disputado ontem (15), na Neo Química Arena, e garantiu vaga na final.

E agora, quem chega para a decisão como favorito? Flamengo ou Corinthians? Veja o que pensam os colunistas do UOL Esporte:

O Flamengo é favorito por ter um elenco mais forte, talentoso e consistente. Se jogar as duas partidas com muito foco na marcação e contar com a sorte de decidir dentro da sua casa, o Corinthians tem chance de bater o rival. Mas acho precipitado chamar o confronto de equilibrado com base apenas no embate de ontem, contra o Fluminense de Diniz.
ALICIA KLEIN

Se a volta for no Maracanã, Flamengo é muito favorito. Se for na Neo Química Arena, o Corinthians é ligeiramente favorito. Mas falta quase um mês para o jogo de ida, qualquer projeção é mero chute.
ANDRÉ ROCHA

Flamengo é absolutamente favorito ainda mais por se tratar de uma final em dois jogos. A chance de o Corinthians ser campeão é de no máximo 25%, sendo que uma vitória em Itaquera é parte fundamental para conseguir essa proeza que hoje é ficar à frente do melhor time das Américas.
DANILO LAVIERI

O Flamengo, sem dúvida. Mas menos favorito do que foi na Libertadores, porque deve encontrar um Corinthians mais preparado. O mando do segundo jogo deve ser decisivo.
JUCA KFOURI

Flamengo é favorito, especialmente pelo que vimos recentemente na Libertadores. Foi uma eliminatória sem contestação, sem disputa. O Corinthians está melhor agora, é uma final, um clássico, sabemos de tudo isso. Mas o Fla é mais time.
JULIO GOMES

Flamengo, que vive uma fase ótima com Dorival Jr., Arrascaeta em grande forma e Pedro, finalmente, jogando. Mas o Corinthians de Vitor Pereira tem evoluído e se Renato Augusto, se estiver bem fisicamente, é um jogador que pode decidir. Há também o fator decidir em casa, Corinthians é forte em Itaquera e isso pode equilibrar o confronto.
MARCEL RIZZO

Ora, o Flamengo. E com os dois pés nas costas. Hoje, no Brasil, só o Porco não seria zebra contra o Urubu. Assim como na Libertadores, o Timão deve perder as duas partidas, no Maracanã e em Itaquera.
MILTON NEVES

Flamengo é o favorito porque tem mais qualidade em seu elenco e erra menos do que o rival. Mas, se o Corinthians jogar as duas partidas com a mesma concentração e força na marcação que mostrou no segundo jogo com o Fluminense, tem chance de ser campeão.
PERRONE

Flamengo é o favorito. O Corinthians melhorou bem em relação ao time que foi eliminado da Libertadores, mas o rubro-negro conta com jogadores mais decisivos, como Pedro, Gabigol e Arrascaeta.
RODOLFO RODRIGUES

Flamengo. Tem um leve favoritismo por estar jogando num melhor nível há mais tempo, mas a distância entre os times diminuiu bastante desde o duelo entre eles pela Libertadores.
RODRIGO COUTINHO

Flamengo tem um time melhor e mais consolidado, mas o Corinthians cresceu em relação às quartas da Libertadores e pode competir bem. Será um confronto disputado com algum favoritismo do time carioca. O sorteio do local do último jogo também tem peso para a taça.
RODRIGO MATTOS

Flamengo tem o melhor elenco do continente e, pois, é o favorito, mas vai encontrar um adversário competitivo, que tem muita força como mandante: VP demorou, mas encontrou o time e não vai repetir as insanidades de escalar o Cantillo de 5 e de deixar Fábio Santos na reserva do Piton, como fez e facilitou tudo na ida das quartas de final da Libertadores.
VITOR GUEDES