Topo

Série B - 2022

Novorizontino surpreende e impõe primeira derrota a Renato Gaúcho no Grêmio

Jogadores do Novorizontino comemoram gol marcado sobre o Grêmio em jogo da Série B - Reprodução/Premiere
Jogadores do Novorizontino comemoram gol marcado sobre o Grêmio em jogo da Série B Imagem: Reprodução/Premiere

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

16/09/2022 23h20

O Novorizontino surpreendeu o Grêmio. Hoje (16), o time paulista venceu por 2 a 0, no estádio Jorge de Biasi, em Novo Horizonte, pela 30ª rodada da Série B. Com gols de Gustavo Bochecha e Douglas Baggio, a equipe paulista ganhou fôlego na luta contra a zona de rebaixamento e impôs a primeira derrota a Renato Gaúcho na atual passagem pelo time gaúcho.

O Novorizontino pulou para 36 pontos e agora ocupa o 13º lugar. Tem cinco pontos a mais do que o primeiro na linha de queda. Já o Grêmio, com 50 pontos, segue em terceiro, e desperdiçou de ultrapassar o Bahia e assumir a vice-liderança. O Tricolor tem cinco pontos a mais que o Londrina, o primeiro clube fora do G4.

Renato Gaúcho conheceu sua primeira derrota. O treinador tinha estreado no reservado gremista em sua quarta passagem com vitória sobre o Vasco, mas o revés veio já no jogo seguinte.

O próximo jogo do Grêmio será na terça-feira (20), contra o Sport, na Arena. No mesmo dia, o Novorizontino pega o Guarani, em Campinas.

Foi bem: Douglas Baggio é decisivo

O meia-atacante Douglas Baggio foi decisivo. Além de abrir o placar, deu assistência para o gol de Bochecha e mostrou muito comprometimento tático no jogo.

Foi mal: Diogo Barbosa falha em gol

Diogo Barbosa perdeu a bola no ataque e não voltou a tempo de ocupar seu espaço. Pelo flanco aberto, Gustavo Bochecha entrou e marcou o segundo gol do Novorizontino.

Chance para Lucas Leiva dura 45 minutos

Lucas Leiva recebeu oportunidade de começar como titular na vaga de Bitello, que está suspenso. Mas sua chance teve duração de apenas 45 minutos. Sem produzir nada ofensivamente, com erros de passe e de posicionamento, ele acabou sacado para entrada de Elkeson quando o Tricolor perdia o jogo por 2 a 0.

O jogo do Novorizontino: Firme em campo

O Novorizontino foi um time firme em campo. Desde os primeiros minutos, foi o Tigre que teve o domínio da partida. Já tinha chegado perto do gol numa conclusão de fora da área de Lepo. Mas foi num escanteio, com Douglas Baggio, que abriu o placar. Depois, manteve o Grêmio sob controle com uma defesa firme e recuada. Esperou os avanços dos laterais da equipe gaúcha e abusou do contra-ataque para criar. Chegou ao segundo gol e esteve perto de fazer mais. Na etapa final, manteve o controle absoluto da partida ainda que o rival buscasse o ataque.

O jogo do Grêmio: Falhas na zaga e ataque inoperante

O Grêmio teve mais posse de bola, trocou muito mais passes, mas nunca esteve perto do gol. Foram muitas jogadas laterais e pouco produtivas. Lances que foram de um lado a outro até falhas simples que ocasionaram contra-ataques do rival. A zaga deu espaço durante boa parte do jogo e o ataque criou quase nada. O resumo da atuação gremista ficou por conta de um esforço, meio desorganizado, que mirava o empate quando já estava dois atrás, mas insuficiente, pois ainda assim esteve controlado.

Mazola Jr estreia para evitar o pior

O técnico Mazola Jr estreou na noite de hoje pelo Novorizontino. E logo de cara promoveu mudanças no time. A principal delas foi a entrada de Gustavo Bochecha, que não vinha sendo titular da equipe. E deu certo. O meio-campista marcou o segundo gol de sua equipe, ainda no primeiro tempo. O objetivo do novo treinador é evitar o rebaixamento da equipe do interior paulista à Série C. E um passo importante foi dado no princípio da jornada.

FICHA TÉCNICA:

NOVORIZONTINO 2 x 0 GRÊMIO
Data: 16 de setembro de 2022 (sexta-feira)
Local: estádio Jorge de Biasi, em Novo Horizonte (SP)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Auxiliares: Éder Alexandre (SC) e Marcyano da Silva Vicente (MG)
VAR: Rafael Traci (SC)
Cartões amarelos: Bochecha, Lucas Tocantins, Bruno Costa (NOV); Lucas Leiva, Edilson, Thaciano (GRE)
Gols: Douglas Baggio (NOV), aos 24 minutos, e Gustavo Bochecha (NOV), aos 33 minutos do primeiro tempo.

NOVORIZONTINO: Lucas Frigeri; William Lepo, Walber, Rodolfo Filemon e Romário; Jhony Douglas, Gustavo Bochecha (Léo Baiano), Douglas Baggio (Hélio Borges) e Diego Torres (Ramon Martínez); Luca Tocantins (Ronald) e Bruno Costa (Quirino). Técnico: Mazola Jr

GRÊMIO: Brenno; Edilson (Rodrigo Ferreira), Geromel, Bruno Alves e Diogo Barbosa; Lucas Leiva (Elkeson), Villasanti (Lucas Silva) e Thaciano (Thiago Santos); Guilherme (Pedro Lucas), Biel e Diego Souza. Técnico: Renato Gaúcho