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Athletico faz parceria com empresa que tem herói da Copa-14 de investidor

Torcedores do Athletico-PR são beneficiados com nova parceria - GERALDO BUBNIAK/AGB/ESTADÃO CONTEÚDO
Torcedores do Athletico-PR são beneficiados com nova parceria Imagem: GERALDO BUBNIAK/AGB/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em Porto Alegre

17/09/2022 04h00

O Athletico Paranaense anunciou, nesta semana, uma parceria com a empresa ScorePlay, que trabalha na gestão de ativos de multimídia impulsionada por inteligência artificial e focada no esporte. O grupo português, com sócios franceses, tem acordos espalhados pelo mundo e um de seus investidores é Mario Götze, autor do gol do título da Alemanha na Copa do Mundo de 2014.

O Furacão costuma pautar suas ações por inovação, mas não é o primeiro time do Brasil a fechar com a empresa. O pioneiro foi o Corinthians, que trabalha com a ScorePlay desde março. O Atlético-MG também já trabalhou com a companhia.

A atividade proporcionada pelo grupo tem por objetivo a produção de conteúdo interna e externa dos clubes. Utilizando inteligência artificial, produz soluções para gestão de ativos digitais (fotos e vídeos) e possibilita organizar, arquivar e disponibilizar de forma inteligente e rápida tais registros.

Por exemplo, atletas, patrocinadores e profissionais do clube presentes em fotos são identificados por inteligência artificial (leitura do rosto ou nome na camisa) e podem receber suas imagens rapidamente para utilizarem como bem entenderem.

Assim, os clubes economizam tempo e jogadores, membros de comissão técnica e patrocinadores ganham agilidade na busca por seu material. Além disso, os clubes também organizam seus arquivos virtuais, que registram a história da agremiação hoje em dia.

Para o torcedor, o benefício se dá na possibilidade de encontrar via aplicativo fotos e vídeos produzidos de gols e jogos marcantes mais rapidamente, tanto do passado (arquivo), quanto do presente.

"Estamos muito empolgados com a parceria com o Athletico-PR e em adicioná-los ao nosso crescente time no Brasil. Depois de assinar com o Corinthians, percebemos que havia mercado para isso porque a afinidade que as pessoas no Brasil têm pelo futebol é total. O país tem alguns dos melhores torcedores do mundo, seja no estádio ou online, e isso se percebe com os seguidores nas mídias sociais que acumulam, no Instagram e no TikTok. Foi muito fácil entrar em contato com esses clubes e fornecer a eles uma solução que pode ajudá-los a gerenciar seu conteúdo e realmente permitir que eles contem histórias e envolvam seus fãs", disse o CEO da empresa, Victorien Tixier, ao UOL Esporte.

Götze como parceiro

Mario Gotze Alemanha Copa do Mundo de 2014 - Shaun Botterill/FIFA/FIFA via Getty Images - Shaun Botterill/FIFA/FIFA via Getty Images
Imagem: Shaun Botterill/FIFA/FIFA via Getty Images

Em julho, Mario Götze, jogador de 30 que marcou o gol do título da Copa do Mundo de 2014, disputada no Brasil, virou investidor da empresa e foi importante na consolidação do mercado alemão. O meia tem passagens por Borussia Dortmund, Bayern de Munique e PSV, e atualmente defende o Eintracht Frankfurt.

"Ter o Mario [Götze] como investidor foi muito importante para nós. Quando começamos e estávamos trabalhando com o Toulouse FC [da França] para construir esta solução de mídia, nosso foco começou com os clubes. Como otimizar seus fluxos de trabalho, como economizar inúmeras horas etc. Mas percebemos que havia muito mais partes no ecossistema e queríamos desenvolver uma solução adequada para todas elas. Primeiro foram os clubes, depois os parceiros, e depois passamos para os atletas e torcedores. Conseguir uma solução para os clubes para que pudessem distribuir facilmente fotos e vídeos para seus jogadores foi o momento em que percebemos o poder do que estávamos fornecendo", disse Tixier.

Expansão e importância aos clubes

Victorien Tixier, terceiro da direita para esquerda, de camisa clara, e demais membros da ScorePlay - Divulgação/ScorePlay - Divulgação/ScorePlay
Imagem: Divulgação/ScorePlay

Atualmente, a empresa conta com parceiros espalhados pelo planeta. Clubes como Tigres, do México, Orlando City, nos Estados Unidos, Monaco, Toulouse e Nice, na França, Dundee, na Escócia, Bétis e Real Sociedad, na Espanha, Colonia, na Alemanha, Reading e West Ham, na Inglaterra, entre outros. O plano é expandir o mercado na América Latina e México, contando com representante, inclusive, no Brasil.

"O mercado esportivo em geral continua crescendo e estamos em um meio onde podemos fornecer muito valor aos nossos clubes por causa de como ajudamos sua marca e, à medida que desenvolvemos nossos recursos de vídeo, nos envolvemos mais no lado da transmissão. O crescimento é inevitável, então estamos confiantes de que o ScorePlay pode crescer junto com isso", disse o CEO.

A receptividade tem sido positiva e, aos poucos, clubes e torcedores estão entendendo a importância de ter um conteúdo ágil e organizado sobre eventos esportivos, afirmou Tixier:

"Na maioria das vezes eles [clubes] veem imediatamente o valor do que podemos oferecer porque sabem que precisam seguir as tendências digitais para se manterem relevantes. Nós temos clubes que não percebem inicialmente, e então eles se dão conta depois de alguns meses quando seus competidores estão tendo uma vantagem ao nos usar. É quando eles retomam os contatos".

"Somos todos fãs de futebol, então foi muito importante envolver os torcedores. Obviamente, quando você fala sobre produzir conteúdo e publicar vídeos e fotos, você pode agregar valor aos seus parceiros, mas o objetivo final é engajar seus fãs online. Estamos em um período em que cada vez mais torcedores de futebol são nativos digitalmente e assistem a jogos enquanto usam seu telefone ou tablet ou consomem conteúdo nas mídias sociais e jogam jogos de fantasy de futebol. É crucial que os clubes forneçam os recursos certos para eles, e o melhor é que eles já estão produzindo esse conteúdo. Apenas oferecemos uma maneira fácil de acessá-lo e aproveitar", completou.

O torcedor, por sinal, também é foco de outra atividade da empresa, que mira disponibilizar fotos de fãs durante os eventos, aumentando o engajamento do clube com seu aficionado via aplicativo.

"Também desenvolvemos um recurso de UGC [User-generated engagement - engajamento gerado pelo usuário, em tradução livre] que muitos de nossos clubes testaram, o que permite que eles coletem imagens e conteúdo de fãs diretamente em sua plataforma ScorePlay e realmente os aproximem do clube. É muito importante para nós não olharmos para os fãs apenas como consumidores, mas sim como torcedores. Muitas pessoas tentaram 'engajar' fazendo-os pagar por tokens ou algo parecido, mas, em última análise, como somos torcedores, não queremos tirar proveito deles, apenas queremos dar a eles uma conexão mais próxima ao clube por meio de fotos e vídeos", finalizou.

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