Calleri desencanta, São Paulo vence o Ceará e respira no Brasileirão
O São Paulo venceu o Ceará por 2 a 0 na tarde de hoje (18), na Arena Castelão, em jogo válido pela 27ª rodada do Brasileirão. Os gols foram marcados por Calleri, que quebrou um jejum de oito jogos sem marcar, e Nahuel Bustos.
Com o resultado, o time de Rogério Ceni chegou a 34 pontos e está na 13ª colocação do torneio nacional. Já o Ceará parou nos 31 pontos e está apenas três acima da zona do rebaixamento.
O Tricolor volta a campo no próximo domingo (25), às 20h, quando recebe o Avaí, no Morumbi. Já o Ceará terá dez dias para se preparar para a próxima partida, marcada para a outra quarta-feira (28), às 19h, contra o Coritiba, no Couto Pereira.
O melhor: Calleri
O argentino quebrou seu jejum de oito jogos sem gols e foi decisivo para o Tricolor. Além do gol marcado, ainda forçou a expulsão de Luiz Otávio, que deixou a partida mais tranquila para o São Paulo.
Não foi bem: Nino Paraíba
Nino não conseguiu ajudar na criação ofensiva do Ceará e ainda sofreu para marcar Patrick. O gol tricolor saiu em cruzamento do meia pelo setor do lateral.
Cronologia do jogo
A partida deu sinais de que seria movimentada com o Ceará tendo a primeira chance em boa movimentação de Mendoza logo aos 30 segundos de jogo. No entanto, ficou só na promessa. O jogo esfriou e não teve grandes chances na primeira metade da etapa inicial.
O panorama mudou aos 23 minutos. Alisson cruzou da direita, a bola pipocou na área e Calleri pegou a sobra dentro da pequena área, mas João Ricardo fez grande defesa. Na sobra, Patrick pegou na esquerda e colocou na cabeça do camisa 9 argentino, que dessa vez venceu o goleiro rival para abrir o placar.
Aos 34 minutos, Pablo Maia lançou Calleri em profundidade, o argentino saiu na cara do gol e foi derrubado por Luiz Otávio. A princípio, o pênalti foi assinalado, mas o VAR mostrou que o toque ocorreu fora da área. O defensor do Ceará, que tinha recebido amarelo com a marcação da penalidade, teve a advertência anulada e recebeu, então, o cartão vermelho. Na cobrança da falta, João Ricardo fez grande defesa em pancada de Pablo Maia.
Com um a mais na segunda etapa, o São Paulo cresceu na partida, mas parou no goleiro João Ricardo. Aos 40 minutos, o atacante Zé Roberto perdeu a cabeça e foi expulso por agressão contra o zagueiro Diego Costa. Nos acréscimos ainda deu tempo para o São Paulo ampliar: Marcos Guilherme deu belo lançamento para Igor Gomes que serviu Nahuel Bustos no centro da pequena área. Sozinho e sem goleiro, ele só empurrou para as redes.
A atuação do São Paulo: toca nele!
O Tricolor levou um susto com 30 segundos de jogo, quando Mendoza poderia ter aberto o placar, mas foi só. Depois disso, o Ceará pouco ameaçou o bem postado time de Rogério Ceni. O time teve dificuldades na criação, mas conseguiu chegar ao seu gol na presença de área de Calleri. Depois, viu o adversário ter que sair para o jogo e novamente encontrou Calleri, que forçou a expulsão que colocou o Tricolor em vantagem numérica. Na segunda etapa, o Tricolor cresceu na partida e fez João Ricardo trabalhar bastante, mas só conseguiu ampliar o placar já nos acréscimos.
Copos arremessados no gramado
A partida ficou parada durante sete minutos enquanto o VAR analisava a anulação do pênalti que acabou resultando na expulsão do zagueiro Luiz Otávio. O tempo de paralisação irritou jogadores e torcedores presentes, que pouco minutos depois atiraram copos no gramado em nova falta marcada para o São Paulo no campo de ataque.
Acréscimo 'infinito'
Em atuação atrapalhada do árbitro Maguielson Lima Barbosa, o primeiro tempo terminou com 54 minutos, mas o juiz deu três acréscimos para chegar ao tempo. O jogo ficou sete minutos parado com a checagem do VAR que anulou pênalti para o São Paulo, mas Maguielson deu apenas cinco minutos adicionais. Depois, fez sinal de mais dois. Quando o tempo ia chegar ao final, novamente o árbitro sinalizou mais dois minutos. Na segunda etapa, novamente Maguielson apontou cinco minutos de acréscimo, mas acrescentou mais um depois.
FICHA TÉCNICA
Ceará 0 x 2 São Paulo
Campeonato Brasileiro - Rodada 27
Data: 18/09/2022 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Maguielson Lima Barbosa (DF)
Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (BA) e Leila Naiara Moreira da Cruz (DF)
VAR: Adriano Milczvski
Amarelos: Luciano, Rodrigo Nestor; Richard Costa, João Ricardo, Jô, Nino Paraíba e Gabriel Lacerda
Vermelho: Luiz Otávio e Zé Roberto
Gols: Calleri (24'/1ºT) e Nahuel Bustos (47'/2ºT)
CEARÁ: João Ricardo; Nino Paraíba (Jhon Vásquez), Luiz Otávio, Messias e Victor Luís (Diego Rigonato); Richard, Richardson (Gabriel Lacerda) e Lima; Vina (Guilherme Castilho), Mendoza e Jô. Técnico: Lucho González
SÃO PAULO: Felipe Alves; Rafinha (Igor Vinicius), Diego Costa, Léo e Welington; Pablo Maia, Rodrigo Nestor (Galoppo), Patrick (Igor Gomes) e Alisson (Marcos Guilherme); Luciano (Nahuel Bustos) e Calleri. Técnico: Rogério Ceni
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.