Topo

Corinthians

Corinthians quer reagir no Brasileiro enquanto controla ansiedade por final

Jogadores do Corinthians comemoram com a torcida após classificação para a final da Copa do Brasil - Carla Carniel/Reuters
Jogadores do Corinthians comemoram com a torcida após classificação para a final da Copa do Brasil Imagem: Carla Carniel/Reuters

Gabriel dos Santos

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/09/2022 04h00

Ainda em clima de comemoração por ter chegado à final da Copa do Brasil, o Corinthians enfrenta o América-MG, às 18h de hoje (18), no Independência, pelo Campeonato Brasileiro. Com pouco menos de um mês para a decisão contra o Flamengo, o Timão busca voltar aos trilhos no Brasileirão depois de deixar o G4 da competição pela primeira vez na última rodada.

O Corinthians acumulou tropeços e venceu apenas uma das últimas seis partidas na competição de pontos corridos. Além de sair da zona de classificação direta para a próxima edição da Libertadores, viu a distância para o líder Palmeiras chegar nos dois dígitos — dez pontos separam os rivais paulistas neste momento.

Depois da vitória por 3 a 0 contra o Fluminense, na última quinta (15), o técnico Vítor Pereira classificou o jogo diante do América-MG como um "quebra-cabeça". Na visão do treinador, a variedade de estilos de jogo e ideologias das equipes no Brasil dificultam o momento de preparação para o jogo.

"Pensei que fosse mais fácil aqui no Brasil, sinceramente. O Campeonato Brasileiro é difícil. As equipes são muito diferentes, colocam problemas completamente diferentes", analisou VP.

Outro objetivo do Corinthians é melhorar o desempenho como visitante. Nos últimos 13 jogos longe de Itaquera, somando todas as competições, o Timão venceu apenas um, justamente em Belo Horizonte, quando bateu o Atlético-MG por 2 a 1, no dia 24 de julho. A equipe volta a jogar na cidade mineira hoje e busca quebrar o jejum de quase dois meses sem vitórias fora de casa, desta vez contra o América-MG.

"Nunca tive muito essa coisa de jogar em casa ou fora, mas aqui no Brasil faz a diferença porque é uma energia que não consigo explicar. Parece que contagia... como nós também sentimos quando saímos. Não é a mesma coisa. A força da natureza que vem de fora para dentro parece que nos transforma", disse o treinador do Corinthians.

O Timão começa a 27ª rodada do Brasileirão na quinta colocação, com 44 pontos. Até a final da Copa do Brasil, além do América-MG, o Corinthians ainda enfrenta Atlético-GO (casa), Cuiabá (casa), Juventude (fora) e Athletico-PR (casa).

FICHA TÉCNICA:

AMÉRICA-MG x CORINTHIANS

Competição: Campeonato Brasileiro, 27ª rodada
Data e horário: 18 de setembro de 2022 (domingo), às 18h (de Brasília)
Local: estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (FIFA/RJ)
Auxiliares: Michael Correia (RJ) e Thiago Rosa Oliveira (RJ)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (FIFA/RN)

AMÉRICA-MG: Matheus Cavichioli, Cáceres, Maidana, Ricardo Silva, Marlon; Éder, Juninho e Alê; Felipe Azevedo, Henrique Almeida e Matheusinho. Técnico: Vagner Mancini

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Bruno Méndez, Raul Gustavo e Lucas Piton; Du Queiroz, Fausto Vera e Giuliano; Adson, Yuri Alberto e Róger Guedes. Técnico: Vítor Pereira

Corinthians