Endrick vai estrear? Palmeiras tem plano minucioso para o prodígio
A estreia de Endrick com os profissionais do Palmeiras não tem data para acontecer. Pode até ser hoje (18), diante do Santos, pelo Campeonato Brasileiro - o jovem atacante foi relacionado para o clássico. Se não for dessa vez, é muito possível que a entrada em campo aconteça mesmo neste ano, em especial no caso de o Palmeiras conquistar o título nacional com antecipação. Mas levar Endrick ao gramado não é visto como obsessão no clube.
O UOL Esporte apurou que já é certo que ele vai iniciar 2023 com os profissionais do Palmeiras, participando da pré-temporada. Mesmo que estreie em 2022, os planos concretos para Endrick têm o ano que vem como marco temporal. Com 16 anos, Endrick vai brigar em pé de igualdade com Navarro, López, Merentiel e Rony pelo espaço como centroavante do Alviverde.
Abel Ferreira obedece a um rito muito sistematizado ao tratar dos garotos promovidos da base, no qual computa minutos de treino, convocações para concentração e tempo de banco para levar em conta a hora correta para escalar uma cria da Academia.
Endrick, como já acontecia antes, vem participando de treinamentos com o time profissional com alguma regularidade. O próprio jogador e companheiros, como Luan, têm postado fotos dos treinos com provocações bem-humoradas.
Mas, dentro da Academia, há fontes que aguardam com curiosidade sua transição e acreditam na hipótese de o atacante subverter a ordem natural dos processos da comissão técnica. Afinal, atropelar etapas não é uma novidade para ele. E o jogador fora da curva se impõe, como o próprio Abel Ferreira disse, citando o volante Danilo. E Endrick é claramente um fora de série.
Em 2021, por exemplo, Endrick atuou, em uma mesma semana, em jogos do Sub-15, Sub-17 e Sub-20 do Verdão. Neste ano, foi o craque de uma Copinha que abrigava até mesmo jogadores de 22 anos. A antecipação de sua chegada ao time principal seria, então, na visão dessas fontes, apenas mais um salto de estágios em sua carreira
No departamento de base do Palmeiras, existe a máxima de que, a partir de um determinado estágio, seguir nas categorias menores não faz mais sentido para alguns atletas. "Chega uma hora em que a base não tem mais nada a oferecer à formação de um jogador", explicou uma fonte à reportagem.
A decisão sobre Endrick, contudo, cabe totalmente a Abel Ferreira. Segundo apuração do UOL, a diretoria tem irrestrita confiança na avaliação do treinador quanto ao que deverá ser feito. Ainda que pareça cada vez mais evidente que o tempo de vida do atacante no Palmeiras será curto, tamanho é o assédio internacional em cima dele.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.