Topo

Brasileirão: Inter e Corinthians empatam em partida com recorde de público

Bruna Benites, jogadora do Inter, disputa lance com jogadoras do Corinthians no primeiro jogo da final do Brasileirão feminino  - Maxi Franzoi/Maxi Franzoi/AGIF
Bruna Benites, jogadora do Inter, disputa lance com jogadoras do Corinthians no primeiro jogo da final do Brasileirão feminino Imagem: Maxi Franzoi/Maxi Franzoi/AGIF

Do UOL, em São Paulo

18/09/2022 12h55

Internacional e Corinthians empataram no jogo de ida da final do Campeonato Brasileiro Feminino, que aconteceu neste domingo (18) no Estádio Beira-Rio. A partida, que terminou em 1 a 1, é histórica: recebeu o maior público na história do futebol feminino do Brasil: mais de 36 mil pessoas.

No próximo sábado, acontece o jogo de volta, às 14h, na Neo Química Arena, casa das Brabas do Timão. Com o empate, vai ser em Itaquera a definição do campeonato.

Lei do ex em dobro

O Inter abriu o placar aos 31 minutos com direito a lei da ex -Millene, artilheira do time, marcou 1 a 0 e abriu vantagem para as "Gurias Coloradas". Ela fez parte do elenco corintiano entre 2018 e 2019.

Aos 13 minutos do segundo tempo, Jheniffer empatou para as "Brabas do Timão", depois de um lançamento de Jaqueline. Dobra-se a lei do ex na partida, uma vez que a centroavante corintiana foi atleta do Internacional entre 2019 e 2020.

O resultado foi o mesmo do confronto entre ambos os times na primeira fase do campeonato: 1 a 1, com gols das mesmas Millene e Jheniffer.

A campanha do Corinthians neste Brasileiro foi superior à do time do Internacional. Por isso, as Brabas conseguiram o direito de jogar a segunda final em casa.

Foi bem: Duda Sampaio

A meia-atacante do Inter Duda Sampaio foi o destaque da partida deste domingo. Foi ela quem segurou a bola, cruzada para a finalização precisa de Millene que resultou no primeiro gol colorado.

Ao cobrar um escanteio aos 13 minutos do primeiro tempo, Duda por pouco não marcou um gol olímpico. A bola voou até a segunda trave, e a goleira corintiana Lelê estava esperta, impedindo que a rede balançasse.

A defesa corintiana penou para segurar Duda.

Foi mal: Tarciane

A zagueira do Corinthians parecia dispersa na partida. Falhou no primeiro gol das adversárias: não conseguiu cortar o passe de Duda Sampaio, que resultou na finalização de Millene. Titular da seleção sub-20, Tarciane voltou ao Corinthians há poucos dias depois do mundial.

Mais uma falha da zagueira quase resultou no segundo gol das Gurias Coloradas. Tarciane não conseguiu tirar a bola da atacante colorada Lelê, que, por pouco, não concluiu a jogada.

Corinthians recorre à bola longa

O Corinthians começou o jogo pressionando as rivais. No entanto, com o gol de Millene, o esquema tático de Arthur Elias se desestabilizou. O time da casa cresceu e passou a dominar boa parte das ações do primeiro tempo.

Com a marcação encaixotada, o Corinthians precisou recorrer a bolas longas nas costas das laterais adversárias, estratégia que teve menos eficácia depois do gol, uma vez que o Internacional se fechou ao marcar 1 a 0.

Com a mudança de Arthur Elias -a entrada de Vic Albuquerque como volante no lugar de Gabi Morais-, o Corinthians passou a ter mais posse de bola. Vic passou a armar de forma mais recuada, possibilitando jogadas com mais êxito, como a que originou o gol de empate.

Cronologia do jogo

Artilheira do Colorado, Millene fez o primeiro gol do Internacional aconteceu aos 31 minutos do primeiro tempo, depois de falha na defesa do Corinthians. A volante corintiana Gabi Moraes recebeu o primeiro -e único- cartão amarelo do primeiro tempo de jogo, aos 36.

No retorno do intervalo, Gabi não voltou: Arthur Elias a substituiu por Vic Albuquerque -que, mesmo sendo atacante, atuou na partida como volante. Aos 13 minutos da segunda etapa, Jheniffer empatou para as Brabas.

Isabela, do Inter, recebeu cartão amarelo aos 38 do segundo tempo por lance perigoso contra Jaqueline. A árbitra Deborah Cecília foi chamada pelo VAR e decidiu expulsar a lateral-esquerda. Aos 40 minutos do segundo tempo, o Internacional ficou com uma jogadora a menos.

Para este jogo, o técnico corintiano Arthur Elias mudou o esquema tático de quatro para três zagueiras, com Jaqueline e Tamires fazendo as alas numa segunda linha de cinco. Maurício Salgado espelhou o esquema para as coloradas, bloqueando a saída de bola corintiana com três atacantes -o que dificultou bastante o primeiro tempo das 'brabas'.

Recorde de arrecadação

Além do recorde de público, a torcida do Internacional bateu um recorde de arrecadação de alimentos do Rio Grande do Sul: 27 toneladas. Para a partida, cada entrada era 1 kg de alimento não-perecível.

As semis

As coloradas conquistaram a vaga na decisão ao vencer o São Paulo no jogo de volta da semifinal por 1 a 0. A partida de ida havia ficado no empate em 1 a 1. Essa é a primeira vez que a equipe gaúcha disputa o título do Brasileirão Feminino.

As corintianas chegaram para o confronto após vencer o Palmeiras nas duas partidas das semifinais, a primeira por 2 a 1 e a segunda por 4 a 0 — na casa das adversárias. As 'brabas' do Corinthians são as atuais bicampeãs do Campeonato Brasileiro e têm três títulos no total.

FICHA TÉCNICA

Internacional 1 x 1 Corinthians
Data: 18/09/2022
Local: Estádio Beira-Rio, Porto Alegre (RS)
Hora: 11h (de Brasília)
Gols: Millene (Internacional) e Jheniffer (Corinthians).

Internacional: Mayara; Capelinha, Bruna Benites, Sorriso, Isabela; Ju Ferreira, Duda Sampaio, Maiara, Fabi Simões; Millene, Lelê. Técnico: Maurício Salgado.

Corinthians: Lelê; Jaqueline, Tarciane, Andressa, Yasmin; Gabi Moraes, Gabi Zanotti, Gabi Portilho; Tamires, Adriana, Jheniffer. Técnico: Arthur Elias.