Santos: Interino elogia time, mas diz: "Faltou cumprir parte da estratégia"
O Santos perdeu para o Palmeiras por 1 a 0 na noite de hoje (18), no Allianz Parque, mesmo com um a mais em campo após a expulsão do volante Danilo. O técnico interino Orlando Ribeiro elogiou a atuação, mas afirmou que a equipe deixou de cumprir parte da estratégia traçada para o duelo.
Segundo o comandante do Peixe na partida, a equipe deveria marcar forte o adversário para recuperar a bola e manter a posse para controlar a partida. A segunda parte não foi bem executada em sua avaliação.
"Nós cumprimos a primeira parte da estratégia. No intervalo eu já tinha conversado com eles que faltou a segunda parte da estratégia, ou seja, bloquear bem a equipe do Palmeiras e ficar com a bola um pouco mais, nós estávamos entregando a bola. A ideia era bloquear e ficar com a bola para controlar o jogo com a posse. Procuramos fazer uma estratégia juntos, acredito que funcionou até um certo ponto, então temos que entender por que não funcionou do restante para conseguir um resultado melhor", disse em entrevista coletiva após o duelo.
Com o resultado, o Peixe terminou a rodada na 11ª colocação com 34 pontos. O time só volta a campo na outra terça-feira (27), às 21h30, quando recebe o Athletico, na Vila Belmiro.
Veja mais respostas do técnico interino Orlando Ribeiro durante a entrevista coletiva:
Avaliação do jogo e continuidade
O resultado não foi bom, mas foi uma boa partida. Quando ficamos com um a mais, tivemos uma queda de atenção. Precisamos corrigir na semana, conversar. Sobre continuidade, somos chamados para ser interino, então a cada dia temos que trabalhar e fazer o que tem que ser feito e não se preocupar em ser efetivado ou não. Sou interino e vou trabalhar dessa maneira.
Como trabalhou durante a semana
A primeira coisa que temos que colocar quando acontece uma situação dessa é o emocional. Tem que elevar o emocional o grupo. Eles assimilaram bem, não tenho nada do que reclamar, todos aceitaram bem, me tratara bem. Fizemos bons treinos. Procuramos fazer uma estratégia juntos, acredito que funcionou até um certo ponto, então temos que entender por que não funcionou do restante para conseguir um resultado melhor.
Avaliação do Soteldo como meia
Procuramos tirar um dos volantes, estávamos jogando com três. Achamos melhor abrir o Barbosa pela ponta, que é forte, consegue fazer uma marcação forte na beirada que o Palmeiras usa muito bem. O Braga na outra beirada e o Soteldo ficando mais livre por dentro. A meu ver, deu certo. Faltou aquela cereja do bolo, que seria o gol. Vamos pensar mais para frente o que vamos fazer, no fim do jogo precisamos colocar ele mais aberto, porque estávamos perdendo e colocamos dois atacantes ali. A ideia é sempre colocar mais um para ajudar o Marcos Leonardo no meio para ele não ficar tão sozinho.
Sensação após a derrota
Saio bem chateado. Nós merecíamos um resultado melhor. Sabemos que conseguimos jogar de igual para igual com o Palmeiras e isso não é fácil, estamos falando do líder do campeonato. Mas pelo resultado, a gente não sai satisfeito. Como eu falei: na semana, precisamos ver o que faltou para conseguir o resultado, a performance foi boa, mas o resultado não foi. Não dá para sair satisfeito com isso. Vamos corrigir para no próximo jogo conseguir as duas coisas.
Substituições
Com um a menos, nós sabíamos que o Palmeiras ia recuar um pouco, então a velocidade, o arrasto, não seria importante dos dois lados. Optamos pelo Sánchez que é experiente e sabe achar o passe pelo meio, sabe controlar o jogo, e o Ângelo, que aí sim teríamos um arrasto pelo lado direito, esquerdo do Santos. Já que o Palmeiras poderia se fechar um pocuo mais, era achar um passe entrelinhas com mais qualidade já que o Zanocelo estava com amarelo - só por isso saiu, estava com uma performance muito boa, fazendo o que tinha que fazer. Colocamos o Sánchez mais descansado e experiente.
Erro na tomada de decisão
Nós cumprimos a primeira parte da estratégia. No intervalo eu já tinha conversado com eles que faltou a segunda parte da estratégia, ou seja, bloquear bem a equipe do Palmeiras e ficar com a bola um pouco mais, nós estávamos entregando a bola. A ideia era bloquear e ficar com a bola para controlar o jogo com a posse. O Barbosa é um garoto jovem, está tendo oportunidades agora, tem muito talento, conseguiu cumprir como todos a primeira parte da estratégia, mas a segunda situação vamos conversar com ele e colocar treinos para que ele possa melhorar e isso quem ganha é o Santos, que vai ter um atleta que cumpre taticamente. Talvez seja um pouco de vivência que vai fazer ele melhorar.
Visão que tinha
Pra mim, tudo é novidade. É a primeira situação no profissional e em time grande. É uma oportunidade boa para aprender mais, sempre aprender, e para podermos melhorar nossa experiência em termos de futebol. O Santos vem em situação difícil, para um time grande três derrotas não é normal. É parar com a derrotas para depois a vitória aparecer também.
Soteldo
Vai ter que ser o dia a dia. Hoje estamos machucados com a derrota, é difícil pensar em alguma coisa para a próxima partida. Mas amanhã já vamos estar descansados e vamos ver. Realmente, Soteldo por dentro, Soteldo aberto... Ele tem qualidade para jogar em várias funções ali, então, vamos ver qual a melhor estratégia para utilizar na próxima partida.
O que trabalhar na próxima semana
Santos é time grande, não pode apenas se defender. Faltou uma segunda parte da estratégia. Tínhamos treinado para além de defender forte como fizeram, tínhamos que jogar, que ficar com a bola, não entregar para o Palmeiras o tempo todo. Isso é o que eu penso de futebol e tenho para passar para eles. O Santos tem atletas de qualidade para fazer isso.
Surpreendeu o Palmeiras?
Não sei. Nós não surpreendeu. Nós combinamos com os jogadores uma estratégia e acredito que deu certo. Em termos de resultado, não, mas em termos de jogo, de controlar, faltou só a segunda parte, da posse de bola melhor.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.