Topo

São Paulo pega o Ceará em confronto direto que vale a paz antes da final

São Paulo e Ceará têm campanhas quase idênticas no Brasileirão - Kely Pereira / AFP
São Paulo e Ceará têm campanhas quase idênticas no Brasileirão Imagem: Kely Pereira / AFP

Roberto Oliveira

Colaboração para o UOL, em Salvador

18/09/2022 04h00

O São Paulo enfrenta o Ceará hoje (18), às 16h, no Castelão, pela 27ª rodada do Brasileirão, em um confronto direto contra o time cearense. Ambos têm o mesmo número de pontos, 31, vitórias, empates e derrotas no campeonato, mas o Tricolor leva a melhor sobre o Vozão no saldo de gols e ocupa a 13ª colocação.

Em caso de revés fora de casa, o São Paulo não só será ultrapassado pelo Ceará como poderá terminar a rodada na 15ª posição, bem próximo da zona de rebaixamento.

E pior: vai transformar o jogo contra o Avaí, no próximo domingo, o último antes da final da Copa Sul-Americana, em mais uma decisão. Lutando contra a degola, o time catarinense é hoje o 18º colocado.

O Tricolor viaja ao Ceará, portanto, não apenas para se manter longe do Z-4 no Brasileirão, mas em busca de paz na preparação para a final contra o Independiente Del Valle, no dia 1º de outubro, em Córdoba, na Argentina. Uma eventual vitória no Castelão tiraria o peso do jogo seguinte no Morumbi.

Apesar da importância do título continental, que seria o primeiro do Tricolor fora do estado de São Paulo em uma década, o técnico Rogério Ceni tem consciência da situação preocupante da equipe no Brasileirão — onde não vence há quatro jogos, com duas derrotas e dois empates, e nunca foi rebaixado. Não tem mais gordura a queimar.

"Precisamos usar tudo que nós temos para não correr risco no Brasileiro. Lógico que um título é muito importante, mas correr risco no Brasileiro é uma coisa que não podemos deixar acontecer", disse Ceni na última coletiva, quando questionado sobre os jogos contra Ceará e Avaí.

"Não podemos largar o Brasileiro. Chegou um ponto que não dá mais para você deixar para depois no Brasileiro. Então nós vamos tentar jogar com o máximo de força possível esses dois jogos, tanto contra o Ceará quanto contra o Avaí", afirmou.

Em relação ao time que enfrenta hoje o Ceará, o técnico do São Paulo deve poupar alguns jogadores que atuaram contra o Flamengo por motivos físicos, mas a ideia é escalar o melhor à disposição.

"Vamos ter que fazer um time muito competitivo. É difícil jogar lá [no Castelão] e agora a gente enfrenta times que descansam a semana inteira. Isso traz uma diferença", disse Ceni.

Ceará x São Paulo

Campeonato: 27ª rodada do Brasileirão
Data:
domingo (18)
Local: Castelão
Hora: 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Maguielson Lima Barbosa
Assistente 1: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (FIFA)
Assistente 2: Leila Naiara Moreira da Cruz (FIFA)
VAR: Adriano Milczski

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado no texto, a 17ª posição do Brasileirão não é a primeira fora da zona de rebaixamento, e sim a 16ª. O erro foi corrigido.