Topo

7 torcidas de futebol que já foram flagradas fazendo saudações nazistas

Rodrygo e Vini Junior dançam após gol do Real; no canto esquerda da foto, torcedores fazem saudação nazista  - Denis Doyle/Getty Images
Rodrygo e Vini Junior dançam após gol do Real; no canto esquerda da foto, torcedores fazem saudação nazista Imagem: Denis Doyle/Getty Images

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

20/09/2022 04h00

Além dos cânticos racistas antes do clássico, torcedores do Atlético de Madri foram flagrados nas arquibancadas do estádio Cívicas Metropolitano fazendo saudações nazistas durante a comemoração de Vinicius Júnior e Rodrygo no primeiro gol da vitória do Real Madrid por 2 a 1, domingo (18), pelo Campeonato Espanhol.

Infelizmente, não é incomum ver torcedores dos mais variados times do mundo praticando esse tipo gesto, caracterizado pelo braço direito erguido e também conhecido como 'saudação de Hitler'. O próprio Atlético de Madri já havia sido punido pela Uefa há alguns meses justamente por este motivo.

Diante da nova onda de gestos nazistas, com três casos registrados só esse mês, o UOL Esporte recorda abaixo sete times que já tiveram torcedores envolvidos em saudações nazistas.

Atlético de Madri

Começamos justamente pela torcida do Atlético, que foi punida depois de alguns aficionados fazerem saudações nazistas no jogo de ida das quartas de final da Liga dos Campeões da temporada passada, contra o Manchester City.

A punição (perda de 5 mil ingressos para o jogo de volta, em Madri), pelo jeito, não deu resultado, e novos gestos nazistas foram vistos no clássico de domingo (18) contra o Real, justamente no momento da comemoração dos jogadores brasileiros.

Dínamo Zagreb

Torcedores do Dínamo Zagreb, com os braços estendidos fazendo saudações nazistas antes do jogo contra o Milan, pela Champions - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

Na semana passada, antes do jogo entre Dínamo Zagreb e Milan, pela Liga dos Campeões, vídeos revelaram torcedores da equipe visitante fazendo saudações nazistas pelas ruas da cidade italiana. De acordo com o jornal local 'Gazzetta dello Sport', 14 fanáticos ainda foram presos por portarem facas e pedaços de madeira.

Eintracht Frankfurt

No mesmo dia do confronto em Milão, torcedores do Frankfurt, atual campeão da Liga Europa, foram flagrados durante o jogo contra o Olympique, também pela Champions, fazendo sinais 'nazi' em direção aos anfitriões no estádio Vélodrome. "As ideias antissemitas contrastam fortemente com os valores inequívocos e inabaláveis do clube e suas raízes", escreveu o Eintracht.

A Uefa anunciou que abriu um processo disciplina contra Olympique e Eintracht Frankfurt por causa de diversas infrações ocorridas na partida.

Boca Juniors

Também neste ano, um torcedor do Boca Juniors, da Argentina, foi visto fazendo saudação nazista na arquibancada da Neo Química Arena, no jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores. No mesmo jogo, outros dois aficionados argentinos foram detidos por imitarem macacos em direção aos corintianos.

Inglaterra

Em junho deste ano, três torcedores da seleção inglesa foram presos em Munique antes do jogo contra a Alemanha, pela Liga das Nações, por realizar a saudação nazista em público. O crime na Alemanha é punível com até três anos de detenção.

O jornal britânico The Times e a Sky Sports News relataram terem presenciado torcedores embriagados entoando canções ofensivas da Segunda Guerra Mundial e hinos do grupo terrorista irlandês IRA.

A torcida inglesa, aliás, é recorrente. Em 2017, dois ingleses foram banidos pelo resto da vida por atos cometidos, também, em um jogo contra a Alemanha. Um deles fez saudação nazista, enquanto o outro simulou ter um bigode como se fosse Adolf Hitler, fazendo gesto de estrangulamento dirigido aos torcedores alemães.

Lazio

Zagueiro romeno Stefan Radu faz o "Saluto Romano" em direção à torcida da Lazio - Divulgação - Divulgação
Zagueiro romeno Stefan Radu faz o "Saluto Romano" em direção à torcida da Lazio
Imagem: Divulgação

Em 2019, pela Liga Europa, um grupo de torcedores da Lazio fez saudações nazistas na chegada ao Celtic Park, em Glasgow, na Escócia, para o jogo contra o Celtic. Não é à toa, aliás, que o time italiano carrega a fama de ser o clube de futebol mais fascista do mundo, como Rafael Reis já mostrou em sua coluna.

Em 2005, após uma vitória sobre a Roma, o ex-atacante Paolo di Canio, que sempre se declarou um admirador das ideias de Benito Mussolini, festejou a vitória fazendo o "Saluto Romano", gesto tradicional adotado pelos fascistas em sinal de respeito ao ditador.

O nome de Mussolini também aparece com alguma frequência em faixas exibidas pelos ultras da Lazio, torcedores que já foram punidos por usarem fotos de Anne Frank (criança judia que foi morta pelos nazistas e deixou um diário que se tornou best-seller global) para provocar a arquirrival Roma e incontáveis cânticos racistas.

Lyon

Em 2018, o Lyon resolveu excluir por toda a vida dos jogos do clube um torcedor flagrado imitando o gesto nazista nas cadeiras do Etihad Stadium, onde o clube francês derrotou por 2 a 1 o Manchester City em duelo pela Liga dos Campeões.

O ato repudiado pelo Lyon ganhou repercussão após divulgação na internet. Enquanto alguns torcedores comemoram o surpreendente resultado positivo na Inglaterra, um homem levanta o braço e imita o gesto imortalizado pelos nazistas.