Topo

Internacional

Dá para acreditar? Inter tem 11 jogos para tentar 'milagre' pelo Brasileiro

Pedro Henrique, do Internacional, comemora gol contra o Atlético-GO pelo Brasileiro - Heber Gomes/AGIF
Pedro Henrique, do Internacional, comemora gol contra o Atlético-GO pelo Brasileiro Imagem: Heber Gomes/AGIF

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

20/09/2022 04h00

Sonhar não custa nada, já dizia o antigo samba da Mocidade Independente. E é isso que o torcedor colorado faz na reta final do Brasileirão. O Internacional retomou a vice-liderança após bater o Atlético-GO, ontem (19), por 2 a 1. Oito pontos atrás do Palmeiras e faltando 11 jogos para o fim do campeonato, a pergunta que não sai da cabeça dos colorados é: dá acreditar no 'milagre' do título?

"Temos um sonhozinho lá no finalzinho, e vamos continuar sonhando, vamos trabalhar duro, os adversários são muito bons e temos que responder muito bem. Como temos respondido até aqui", disse o técnico Mano Menezes, após a conquista de mais três pontos.

Para seguir com o 'sonhozinho lá no finalzinho', o Inter pode se apegar à matemática. Hoje líder do Brasileirão, o Palmeiras tem 57 pontos conquistados e 70% de aproveitamento. Se mantiver o mesmo percentual, soma mais 23 pontos na competição, deixando dez pelo caminho.

O Inter tem 49 pontos na competição. Para passar o Palmeiras, neste cenário, precisaria fazer 100% de aproveitamento. Desta forma, o time paulista fecharia o Brasileirão com 80 pontos e os gaúchos com 82.

No returno...

Para acreditar no Inter, basta olhar o desempenho no returno. Considerando apenas a segunda metade da competição, o Colorado tem o melhor rendimento entre todos os 20 participantes do torneio, com 79% de aproveitamento de pontos. São seis vitórias, um empate e uma derrota, em oito jogos, colocando 19 pontos a mais na conta da classificação geral.

Porém, o Palmeiras não está muito atrás. Invicto na segunda metade do campeonato, o Verdão somou 18 pontos até agora, com cinco vitórias e três empates, gerando 75% de aproveitamento.

Se os percentuais do returno forem mantidos, o Palmeiras acaba o Brasileirão com 82 pontos e o Inter com 75.

Confronto direto

A esperança que reside no imaginário dos vermelhos está no confronto direto. Na última rodada, Inter e Palmeiras jogam no Beira-Rio. Para acreditar numa improvável virada é preciso chegar lá com possibilidade de assumir a liderança em caso de vitória.

Ou seja, a distância precisa ser de no máximo três pontos, com os critérios de desempate também alcançáveis. Neste cenário, seria necessário tirar ao menos cinco pontos em dez partidas (30 pontos disputados). Além disso, o Palmeiras tem três vitórias e oito gols de saldo a mais atualmente.

Probabilidade baixa

Segundo estatísticas da UFMG, o Palmeiras está com a mão na taça. A universidade mineira coloca o Verdão com 89,8% de chance de título. O Inter, vice-líder, tem apenas 5,2%. O terceiro colocado, Fluminense, aparece com 3,6%, e os demais têm menos de 1%.

"São pontos importantes a serem disputados. Cada ponto é fundamental para, primeiro, buscar a vaga direta na Libertadores. Mas sonhamos jogo a jogo com a possibilidade de título, sim. Isso também faz parte do nosso horizonte, sabendo da dificuldade, mas acreditando na nossa equipe, no nosso trabalho, e, fundamentalmente, no nosso torcedor", afirmou o presidente Alessandro Barcellos.

O próximo compromisso do Inter será no dia 28, contra o Red Bull Bragantino, em casa.

Internacional