Topo

Santos

Santos mapeia mercado e se divide entre trazer técnico e manter interino

Mauricio Pellegrino nos tempos de técnico do Vélez Sarsfield - Divulgação Vélez
Mauricio Pellegrino nos tempos de técnico do Vélez Sarsfield Imagem: Divulgação Vélez

Do UOL, em Santos (SP)

20/09/2022 04h00

O Santos ainda não decidiu se trará um técnico para substituir Lisca ou se efetivará o interino Orlando Ribeiro, do sub-20. O presidente Andres Rueda tem dúvidas e vê opiniões divididas no Comitê de Gestão.

Esse impasse aumenta por conta da dificuldade de encontrar um novo chefe para o departamento de futebol. Pressionado, Rueda não quer tomar essa decisão sozinho e tenta achar um bom profissional no mercado após ter Felipe Ximenes, Jorge Andrade, André Mazzuco, Edu Dracena e Newton Drummond como diretores ao longo de sua gestão.

O Centro de Inteligência e Estudo do Futebol do Santos FC (CIEFS) indicou algumas opções de técnicos a Rueda. Entre eles estão os argentinos Sebastián Becaccece, ex-Defensa y Justicia, e Mauricio Pellegrino, livre no mercado após a saída do Vélez Sarsfield.

Beccacece recusou, enquanto Pellegrino tem interesse em comandar o Peixe. O presidente conversou com Mauricio Pellegrino por meio de chamada de vídeo no último sábado (17). A entrevista foi considerada boa, mas não houve avanço desde então. O interesse foi inicialmente publicado pelo jornalista César Luis Merlo.

O Santos não fez proposta a Pellegrino ou qualquer outro por priorizar a chegada de um executivo de futebol e também por entender que Orlando Ribeiro tem chance de ser efetivado. O treinador do sub-20 tem 55 anos e estreou como profissional na derrota por 1 a 0 para o Palmeiras, no Allianz Parque.

Orlando tem defensores na diretoria e foi rapidamente aprovado pelo elenco santista, mas Rueda tem receio de dar essa responsabilidade a ele depois da gestão ter seis técnicos em menos de dois anos: Cuca, Ariel Holan, Fernando Diniz, Fabio Carille, Fabián Bustos e Lisca. Essa definição deve ocorrer antes do jogo contra o Athletico na próxima terça-feira (27), na Vila Belmiro, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O Santos pensa num técnico que chegue com status de unanimidade, capaz de terminar bem 2022 e comandar o time na próxima temporada, quando o clube terá mais investimento. Se esse treinador não for encontrado, Ribeiro deve ser mantido ao menos até o fim do ano. De qualquer forma, o Peixe sabe que precisa de um novo diretor e que a experiência de Rueda como presidente e executivo de futebol não funcionou.

Santos