Topo

Brasileirão - 2022

Brasileirão: Fla e Corinthians têm menos de 1% de chance de título; veja

Chances de título brasileiro do Flamengo após derrota para o Flu caíram para 0,79% - Sergio Moraes / Reuters
Chances de título brasileiro do Flamengo após derrota para o Flu caíram para 0,79% Imagem: Sergio Moraes / Reuters

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

21/09/2022 14h00

No que depender das probabilidades calculadas pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Flamengo e Corinthians, finalistas da Copa do Brasil, podem praticamente dar adeus ao título do Campeonato Brasileiro de 2022 —que tem 89,8% de chance de ficar com o líder Palmeiras.

De acordo com o site, especializado em futebol e matemática, a possibilidade de ambos levantarem a taça do Brasileirão é inferior a 1%. Atual quarto colocado da tabela com 45 pontos, 12 a menos que o Palmeiras, o Flamengo aparece com apenas 0,79% de chance. Já o Corinthians, quinto colocado com 44, tem só 0,24%.

Quem aparece com mais condição de tirar o título do Palmeiras é o Internacional, que venceu o Atlético-GO na segunda-feira (19), chegou aos 49 pontos e recuperou a vice-liderança. Para a UFMG, as possibilidades de o Colorado ficar com a taça são de 5,2%.

Na sequência aparecem Fluminense (3,6%), Athletico (0,31%) e Atlético-MG, que praticamente deu adeus à briga pelo título e está quase zerado na estatística da Universidade: 0,01%.

E na Libertadores?

O Departamento de Matemática da UFMG também aponta os números para a classificação à Libertadores. Vale lembrar que os quatro primeiros da tabela garantem vaga direta na fase de grupos do torneio, enquanto o quinto e sexto colocados vão à Pré-Libertadores —isso sem contar na ampliação de vagas via Brasileirão dependendo dos vencedores da Libertadores e da Copa do Brasil.

De acordo com a UFMG, Palmeiras (99,99%), Internacional (98,1%) e Fluminense (97,6%) já estão praticamente confirmados na próxima edição da Libertadores, com mais de 90% de probabilidade.

Flamengo (87,7%), Athletico (75,6%) e Corinthians (73,7%) também estão com a situação bastante confortável, lembrando, inclusive, que o Rubro-negro tem outras duas possibilidades de garantir vaga na Liberta, através da decisão contra o Athletico e da final da Copa do Brasil contra o Corinthians —que também pode se classificar através do torneio de mata-mata.

Do Corinthians para trás, as probabilidades já caem bastante: Atlético-MG (23,5%), América-MG (19,9%), Goiás (11,6%) ainda aparecem com mais de 10%. Santos (3,3%), Botafogo (2,6%), Red Bull Bragantino (2,3%), São Paulo (2,2%) e Fortaleza (1,3%) precisam de um milagre para fazerem parte da próxima edição da Libertadores.