Calados por Neymar: veja quem já mudou de opinião sobre futebol do atacante
Amado por uns e odiado por outros, o atacante Neymar já colecionou uma série de desafetos em sua vitoriosa carreira no futebol.
Em alta neste início de temporada atuando com a camisa do Paris Saint-Germain, o brasileiro, ontem (20), mudou a opinião de mais um de seus principais "corneteiros": Jêrome Rothen, ex-atleta da equipe parisiense e hoje comentarista da RMC Sports.
"Achei Neymar excelente mais uma vez. Quando perde a bola, o esforço que ele faz, a forma como o bloco de ataque se dobra, eu gostei", disse o francês em relação ao desempenho do camisa 10 no último fim de semana, diante do Lyon.
A afirmação contrasta com o que ele, que já foi considerado "inimigo número 1" do brasileiro, disse no início do ano: "Ele está menos eficiente. Envelhece, engorda sem parar e não tem o estilo de vida adequado."
Rothen não foi o único a alterar sua percepção sobre o jogador: além dele, Neymar "queimou a língua" de uma série de críticos — incluindo brasileiros, como o ex-técnico Renê Simões.
"Estamos criando um monstro"
Renê talvez tenha sido o primeiro grande desafeto de Neymar. Em 2010, quando comandava o Atlético-GO, ele se espantou quando viu a então estrela descumprir uma ordem de Dorival Júnior, técnico do Santos à época.
Na entrevista pós-jogo, o então treinador — que hoje atua como coordenador — disse que o Brasil estava "criando um monstro".
Nove anos depois, ele encheu Neymar de elogios. "Se você analisar as qualidades e habilidades do Neymar, chega à conclusão: ele é melhor que o Cristiano Ronaldo. Nessas habilidades de condução de bola, velocidade e drible, ele ganha", disse Renê em participação no programa "Debate Final".
De "pipoqueiro" a "não tem pra ninguém"
Neto, ex-jogador que hoje atua como apresentador da Band, é assumidamente um dos maiores críticos de Neymar.
Em diversas ocasiões no "Donos da Bola", programa que comanda na emissora, o ex-meia classificou o craque do PSG como "pipoqueiro". Em março, a declaração foi essa: "Neymar, você é mascarado, perna, não tem personalidade. Pipoqueiro. Eu sempre falei que você é pipoqueiro. E eu não faço média aqui."
No fim do mês passado, no entanto, o tom mudou. "O Neymar está jogando uma barbaridade. Não tem pra ninguém quando ele foca no campo", escreveu Neto no Twitter.
"Merece tudo"
"A partida de Neymar foi inaceitável. Foi escandalosa. Inclusive irrita aos olhos de quem vê o que ele tem feito. Neymar tem ridicularizado o mundo". Em 2018, Christophe Dugarry, campeão mundial com a França, disparou contra o brasileiro utilizando estes termos.
Pouco mais de um ano depois, o ex-atacante, também comentarista esportivo, emitiu uma opinião bem diferente: "Se Neymar continuar a jogar como fez nos últimos quatro jogos, então renovava o seu contrato de olhos fechados. Ele até me pode atacar, mas se ele continuar a jogar como tem feito, merece tudo. Ele tem estado impecável em campo". As duas declarações foram veiculadas pela RMC Sports.
O primeiro dos arrependidos
Joey Barton inaugurou a lista dos arrependidos em relação a Neymar. Em 2013, o ex-meia inglês escreveu em sua rede social que o brasileiro era "o Justin Bieber do futebol: brilhante no velho YouTube e xixi de gato na realidade".
O tuíte, no entanto, ficou eternizado — e chegou a virar motivo de brincadeira pelo próprio ex-jogador após duas temporadas.
"Começo lentamente a me arrepender desse tuíte sobre Neymar", enfatizou ele na mesma plataforma.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.