Mbappé resolve, França vence a Áustria e respira na Liga das Nações
A França tinha quase um time completo de desfalques, mas mostrou um elenco forte para se impor e vencer a Áustria por 2 a 0, na tarde de hoje (22), no Stade de France, pela quinta rodada da Liga das Nações. Mbappé abriu o placar, já na etapa final, após bonita jogada individual. Giroud ampliou de cabeça e garantiu o triunfo.
Atual campeã da Liga das Nações e da Copa do Mundo, a França já não possuía chances matemáticas de classificação no torneio europeu, mas agradou com um futebol agressivo e dominante diante dos austríacos.
Embora esteja eliminada da Liga das Nações, a França depende apenas de si para não ser rebaixada na competição. A vitória fez a seleção chegar a 5 pontos no Grupo 1, cinco a menos do que a líder Croácia. A Dinamarca ocupa a segunda colocação (9 pontos), com a Áustria (4 pontos) na lanterna.
A seleção francesa encerra a participação na Liga das Nações no próximo domingo (25), quando visita a Dinamarca às 15h45 (de Brasília). Ao mesmo tempo, Áustria e Croácia também se enfrentam. O primeiro da chave avança à semifinal, enquanto o último cai para a Liga B.
O melhor: Mbappé 'destrava' o jogo
Camisa 10, Mbappé é um dos principais nomes do ataque da França, ainda mais com a ausência de Benzema, por lesão. Em campo, o astro do Paris Saint-Germain chamou a responsabilidade. Fez um gol anulado por impedimento, driblou, buscou jogo e foi o encarregado de 'destravar' a partida para os donos da casa. Após linda arrancada aos 10 minutos da etapa final, o craque balançou a rede e aliviou para o seu time.
O pior: Sabitzer
O meia do Bayern de Munique é um dos destaques da Áustria, mas não conseguiu usar a experiência para armar contra-ataques importantes. Bem marcado e com poucas chances com a bola no pé, Sabitzer ficou preso à marcação baixa de sua equipe e não conseguiu ir à frente com perigo.
França tinha quase um time de lesionados
Iniciar a rodada na última colocação do grupo na Liga das Nações não era o único problema da França para a tarde de hoje. O técnico Didier Deschamps não pôde contar com 10 jogadores lesionados.
Benzema, Pogba, Kanté, Kimpembe, Lucas Hernández, Konaté, Coman, Martial, Hugo Lloris e Theo Hernandez. Para piorar, o zagueiro Koundé, do Barcelona, teve uma lesão muscular no primeiro tempo e precisou ser substituído. O goleiro Maignan deixou o confronto na volta do intervalo pelo mesmo motivo.
Franceses 'amassam' no 1º tempo, mas não marcam
Os desfalques não foram problema para a França no primeiro tempo da partida contra a Áustria. Tchouaméni e Fofana dominaram o meio de campo e empurraram a seleção visitante para o campo de defesa. Mbappé também foi destaque na frente, com dribles, velocidade e finalizações. Ainda assim, faltou capricho nos chutes e, quando os franceses mandaram ao gol, o goleiro Pentz brilhou.
França domina meio de campo com jovens
Diante dos desfalques, Deschamps optou por um sistema com três zagueiros e cinco jogadores no meio de campo. Apesar de estar sem diversos craques, a seleção da casa dominou o meio com Tchouaméni (22 anos) e Fofana (21), alugou o campo de ataque e aparentemente deixou boa impressão para os torcedores locais.
Áustria se defende e goleiro trabalha
O goleiro Pentz fez importantes intervenções para assegurar o 0 a 0 até o intervalo. A melhor defesa aconteceu após uma linda bicicleta de Tchouaméni. A boa atuação do camisa 13 minimizou a partida ruim da Áustria, que quase não foi ao ataque e teve muita dificuldade para incomodar a desfalcada França.
Cronologia do jogo
A França começou em cima e Mbappé fez um golaço com menos de dois minutos. O camisa 10 pegou sobra dentro da área e chutou no ângulo, mas o lance foi anulado por impedimento.
Após bombardear o gol da Áustria, a França abriu o placar aos 10 minutos do segundo tempo. Mbappé arrancou em velocidade e chutou para a rede. Aos 20, Griezmann cruzou na medida para Giroud, que venceu a marcação e ampliou.
Ficha técnica
FRANÇA 2 X 0 ÁUSTRIA
Competição: Liga das Nações, quinta rodada
Local: Stade de France, em Saint-Denis (França)
Data e horário: 22 de setembro de 2022, quinta-feira, às 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Andreas Ekberg
Auxiliares: Mehmet Culum e Niklas Nyberg
Cartão amarelo: Weimann (Áustria)
Gols: Mbappé, aos 10' 2ºT, Giroud, aos 20' 2ºT
FRANÇA: Maignan (Aréola); Koundé (Saliba), Varane, Badiashile; Clauss, Tchouaméni, Fofana, Griezmann (Dembélé), Mendy; Mbappé (Muani) e Giroud (Nkunku). Técnico: Didier Deschamps.
ÁUSTRIA: Pentz; Trimmel, Lienhart, Alaba (Posch), Wöber; Seiwald, Xaver Schlager, Sabitzer (Schmid), Weimann (Dejan Ljubicic); Arnautovic (Gregoritsch) e Onisiwo (Baumgartner). Técnico: Ralf Rangnick.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.