Topo

Medo? Imprensa europeia exalta 'super ataque' do Brasil

Neymar durante treino da seleção brasileira em Le Havre, na França - Lucas Figueiredo/CBF
Neymar durante treino da seleção brasileira em Le Havre, na França Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Colaboração para o UOL

22/09/2022 11h59

Classificação e Jogos

É clima de Copa do Mundo, amigo! Com a Data Fifa de setembro se aproximando, a seleção brasileira já treina e esboça a escalação para os amistosos contra Gana e Tunísia, visando a preparação para o Mundial no Catar, em novembro. A imprensa internacional repercutiu e elogiou o que chamou de "super ataque" que está nos planos de Tite.

O jornal "Marca, da Espanha, ressaltou a formação extremamente ofensiva da seleção brasileira, testada nos últimos treinamentos. Paquetá, Neymar, Raphinha, Vini Jr. e Richarlison foram os nomes escolhidos e devem iniciar o jogo contra Gana, amanhã (23), às 15h30. "Com a bola, o desenho (tático) se radicaliza, em favor de um futebol mais louco e ofensivo, com Telles passando a segundo homem do meio campo e Paquetá avançando uma linha", escreveu o periódico.

A formação escolhida por Tite para este primeiro amistoso tem ainda a linha de defesa com uma novidade: Militão deve iniciar o jogo atuando como lateral direito, ao lado da defesa com Marquinhos e Thiago Silva e Alex Teles na esquerda.

A ideia do treinador é formar uma linha de três zagueiros nos momentos ofensivos, com Telles passando a jogar ao lado de Casemiro e liberando os meias e atacantes.

Com a formação ofensiva da seleção brasileira, o jornal relembrou ainda os ataques da conquista do tetra e do penta, citando os "ataques míticos" das duas seleções. "Vendo os últimos títulos, se observa em 1994 um atrativo desde a 'sala de máquinas' - volantes -, com Mazinho, Mauro Silva, Dunga, Zinho; Bebeto e Romario e o inesquecível Cafú, Kléberson, Roberto Carlos; Rivaldo, Ronaldinho e Ronaldo em 2002, que teve média de 2,57 gols por jogo", diz a publicação.

O super ataque e a seleção brasileira como um todo começa para valer a campanha pelo hexa no dia 24 de novembro, contra a Sérvia, pelo grupo G, enfrentando Suíça e Camarões nas outras duas rodadas.