Palmeiras prefere não negociar Endrick com o futebol da Espanha
A informação divulgada pelo jornal espanhol Sport, dando conta de um encontro do estafe de Endrick com representantes do Barcelona não é animadora no Palmeiras, segundo fontes ouvidas pelo UOL Esporte.
O clube prefere outros mercados ao espanhol. Nada contra o país ou os clubes de lá. O problema são os impostos. De todos os mercados de primeira linha do mundo esportivo, a Espanha é quem tem, de longe, a maior mordida em termos de impostos para brasileiros.
O Fisco espanhol abocanha nada menos que 15% em uma transferência de um jogador do Brasil para o futebol espanhol. Isso se deve a um acordo comercial bilateral entre as nações.
De modo que uma transferência pelo valor da multa do jogador, 60 milhões de Euros (R$ 305 milhões hoje), na verdade daria ao clube alviverde 51 milhões de euros —ou R$ 45 milhões a menos.
Há ainda um problema adicional. O Palmeiras já enfrenta um problema do tipo devido à negociação de Yerry Mina com o mesmo Barcelona, em 2017. O clube contestou esse valor com a Espanha. E no caso de uma nova negociação, a Receita Espanhola pode bloquear os valores que considera devidos na transação do colombiano.
Existem três cenários em que Endrick iria para La Liga, no que depender do Palmeiras.
O primeiro seria se o jogador bater o pé quanto a jogar na Espanha. Nesse caso, o Palmeiras travaria uma negociação mais dura para tentar elevar ao máximo a proposta, mas em algum momento, acabaria cedendo.
Endrick também irá para La Liga caso uma proposta espanhola for economicamente mais vantajosa mesmo com o imposto. Ou, por fim, se o clube comprador arcar com os 15% de imposto, deixando o Palmeiras com o valor desejado "limpo".
Aos 16 anos, Endrick tem contrato com o Palmeiras até o fim de 2025. O jogador foi relacionado pela primeira vez para um jogo profissional no último domingo (18), contra o Santos, mas não entrou em campo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.