Classificação e Jogos
O técnico Tite usou até um palavrão para elogiar a forma como Neymar está jogando neste início de temporada europeia e passa justamente pelo camisa 10 a forma como o ataque da seleção brasileira será formado na Copa do Mundo. Para o amistoso de amanhã (23), contra Gana, o jogador será recuado para atuar como meio-campista, abrindo espaço para Vinícius Júnior, Raphinha e Richarlison. Rafael Oliveira acredita que este teste é mais para um plano B do treinador.
No UOL News Esporte, ao lado de Domitila Becker, Renato Mauricio Prado e Thiago Arantes, o comentarista afirma que o mais provável é que Neymar atue no Qatar como um camisa 9, em um time não tão exposto como o que deve jogar os últimos amistosos. Ele também considera que Tite tem razão nos elogios que fez ao jogador.
"O que o Tite falou sobre o Neymar não é mentira, com ou sem palavrão, é verdade, ele está jogando muito realmente, faz um grande início de temporada, tem uma vantagem aí que é o de chegar à Copa do Mundo sem ter na bagagem um eventual fracasso. Ter uma Copa antes do fim da temporada, para os jogadores do PSG e em especial para o Neymar, acaba sendo bem positivo".
"Essa escalação que vai ser testada é para uma situação de jogos pensando ali em uma circunstância de jogo em que o Brasil esteja correndo atrás de um resultado em um segundo tempo e aí corra mais riscos, acho que faz mais sentido dessa forma, até porque os nomes não são exatamente esses, vai ter testes para laterais, para o ataque. Para mim o plano A da seleção está definido e deve começar a Copa com Neymar como 9, Vinícius na esquerda, Paquetá como meia atrás do Neymar e o Raphinha na direita".
Veja o que mais rolou na opinião dos colunistas do UOL:
Renato Mauricio Prado: Vini Junior não me parece o jogador que Tite gosta
Rafael Oliveira considera que na cabeça de Tite a primeira opção a sair do time para que Neymar possa atuar mais recuado seria Vinícius Júnior. Renato Mauricio Prado concorda e afirma que ele não é o tipo de jogador que o treinador parece gostar das características, vide o tempo que demorou a convocá-lo.
"Eu acho que a tendência dele é tirar o Vinicius Júnior, o Tite não é apaixonado por ele, vamos lembrar quanto tempo ele demorou para convocar no momento em que ele já estava jogando bem na Europa. O Vinicius é um jogador que está muito bem, mas ele oscila muito durante o jogo, não me parece ser muito aquele jogador que o Tite gosta, que o Tite se encanta, ele vai precisar jogar muito na frente, fazer gols, dar muitos dribles e passes para o Tite não sacá-lo".
Rafael Oliveira: Daniel Alves vai acabar sendo convocado para a Copa
Nos últimos amistosos da seleção brasileira, contra Gana e Tunísia, Daniel Alves ficou de fora da lista dos convocados pelo técnico Tite, que vai improvisar Eder Militão na lateral direita. Mas para Rafael Oliveira o mais provável é que o veterano esteja na lista final para a Copa do Mundo.
"Eu acho que o Daniel Alves vai acabar sendo convocado, vai depender da condição física dele. Realmente não tem outra opção, não tem muito para onde correr. Achei positivo que o Tite pense em testar outros jogadores de outras posições nessa função. Já que o lateral direito da seleção não é o cara de ultrapassagem, testa o Militão. O Fabinho poderia ser testado ali, já tem experiência na lateral também, acho que é válido como alternativa, mas na hora da lista final, acho que o Daniel vai acabar indo à Copa".
Rafael Oliveira: Calendário da CBF vai respeitar a Data Fifa até a página 2
A CBF anunciou ontem (21) o calendário para a temporada 2023 do futebol brasileiro sem colocar jogos durante as Datas Fifa, uma reclamação constante dos torcedores e clubes devido aos jogos com desfalques. Para Rafael Oliveira, a situação ainda não será resolvida como tenta passar o discurso da entidade.
"Eu tenho sempre pé atrás com esse discurso da CBF de que vai respeitar a Data Fifa, porque é um respeito até a página 2. Quer um exemplo? Para a CBF essa Data Fifa agora está sendo respeitada. Sabe onde está a pegadinha desse discurso? A Data Fifa acaba na terça-feira à noite na Europa na maior parte das seleções e quarta-feira tem rodada cheia. Respeitamos a Data Fifa, botamos rodada do Campeonato Brasileiro para o dia seguinte ao jogo da seleção, não dá para jogar do mesmo jeito".
Renato Mauricio Prado: Cruzeiro vai precisar gastar para brigar por títulos
O Cruzeiro garantiu o retorno à Série A do Brasileirão com sete rodadas de antecedência ao vencer ontem o Vasco por 3 a 0, depois de duas temporadas nas quais não havia chegado nem mesmo a brigar pelo acesso. Renato Mauricio Prado destaca a boa campanha, mas faz um alerta ao torcedor que não será simples a volta ao protagonismo na divisão principal.
"O ano que vem do Cruzeiro vai depender basicamente de quanto o Ronaldo vai meter a mão no bolso e tirar grana para investir, porque esse time que subiu e subiu muito bem, com essa folga toda, é fraco, não vamos nos iludir, é forte para a Série B, para a Série A é outra parada. Resta saber se o Ronaldo vai tirar o escorpião do bolso e vai botar o dele para queimar e trazer reforços. Não sei se vai fazer isso na proporção que os torcedores do Cruzeiro gostariam".
O UOL News Esporte vai ao ar três vezes por semana, com a análise dos destaques do mundo esportivo
Quando: Toda terça, quarta e quinta-feira, às 9h
Onde assistir: Ao vivo na home do UOL, no UOL no Youtube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.