Topo

Arthur Elias critica calendário e CBF diz fazer mágica para conciliar jogos

Tamires, lateral-esquerda do Corinthians, e Arthur Elias, técnico, em coletiva da final do Brasileirão 2022 - Bruno Menezes/UOL
Tamires, lateral-esquerda do Corinthians, e Arthur Elias, técnico, em coletiva da final do Brasileirão 2022 Imagem: Bruno Menezes/UOL

Bruno Menezes

do UOL, em São Paulo

23/09/2022 17h46

Depois de criticar o calendário de competições estipulado pela Federação Paulista de Futebol, que marcou um dérbi pelo Paulistão feminino para a quarta-feira que antecede a final do Brasileirão, o técnico corintiano Arthur Elias afirma ter encerrado o assunto. Ele falou ao UOL em entrevista coletiva nesta sexta-feira (23) na Neo Química Arena.

Internacional e Corinthians se enfrentam neste sábado (24) pelo jogo de volta da competição. Devido ao calendário do Paulistão, o time de Elias enfrentou o Palmeiras na última quarta-feira com time reserva, e perdeu de 2 a 0.

O UOL falou com exclusividade com a gerente de competições da CBF, Aline Pellegrino, que admitiu a dificuldade com o calendário, mas afirmou não interferir nas decisões da Federação Paulista. Para a dirigente, a ascensão do futebol feminino traz bônus e ônus para as entidades organizadoras.

Para a ex-atleta e capitã da Seleção Feminina, a dificuldade se coloca também nas agendas de competições de base e utilização dos estádios para as partidas: "Não tem o que fazer. Imagina se eu pegar o calendário nacional e esticar para cima da Libertadores? Não tem data para usar estádio, é uma mágica que a gente tem que fazer", completou.

A crítica

Antes da partida contra o Palmeiras, o técnico corintiano concedeu uma crítica entrevista à FPF, mas a reportagem não foi ao ar. Revoltado, publicou em seu Instagram as imagens em que dizia que a federação estava de "palhaçada" com o clube, e que a entidade atrapalha os times paulistas.

Na publicação, Elias indicou ter sido censurado e reforçou que "com tantas datas disponíveis ao longo do ano, a Federação pode evitar esses conflitos que atrapalham os clubes de São Paulo no Campeonato Brasileiro."

Vale lembrar que Elias precisou poupar jogadoras em vista da fase final do Brasileirão. Antes da partida contra o Palmeiras pela semifinal e do primeiro jogo da final contra o Inter, o Corinthians encarou o São Paulo e o Palmeiras pela competição estadual. Resultado: derrotas por 3 a 0 e 2 a 0, respectivamente.

Um dia após o dérbi da última quarta-feira (21), a Federação se posicionou por meio de nota oficial, alegando que "cabe à entidade a captação de todas as imagens das partidas e as entrevistas. Esse conteúdo é disponibilizado integralmente aos detentores de direitos da competição, que utilizam da forma como for conveniente. Não cabe à FPF vetar ou obrigar nenhum parceiro a exibir determinado conteúdo".

Questionada sobre a proximidade entre jogos importantes de competições diferentes, a FPF, por meio de sua assessoria, preferiu não se manifestar além da nota acima citada.