Topo

Do futsal do Fla à seleção: a longa amizade entre Pedro e Bruno Guimarães

Bruno Guimarães e Pedro ainda adolescentes: amizade de longa data, desde os tempos de futsal do Flamengo - Arquivo Pessoal
Bruno Guimarães e Pedro ainda adolescentes: amizade de longa data, desde os tempos de futsal do Flamengo Imagem: Arquivo Pessoal

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/09/2022 04h00

Classificação e Jogos

Pouca gente sabe, mas Bruno Guimarães e Pedro já atuaram juntos. E o melhor, mantém uma forte amizade que se iniciou na infância e perdura até hoje, inclusive se estendendo aos familiares. Com o capricho do destino e boas doses de talento, a dupla terá o privilégio de voltar a defender a mesma camisa no amistoso desta sexta-feira (23) entre Brasil e Gana, às 15h30 (horário de Brasília), na França.

O início dessa história se deu no futsal do Flamengo, quando os dois ainda viam a possibilidade de viver do futebol como um sonho distante. Bruno era morador de São Cristóvão, já Pedro era do Méier, ambos bairros da Zona Norte do Rio de Janeiro.

E foram nas competições nas quadras pelo Rubro-Negro que as famílias se conheceram e não se desgrudaram mais, mesmo cada um trilhando um caminho diferente. Hoje em dia, mesmo quando Bruno Guimarães e Pedro não estão presentes, pais, tios e irmãos se encontram rotineiramente. Nas férias, um churrasquinho de confraternização é algo obrigatório.

"As duas famílias não se desgrudam. São muito próximas, muito mesmo", disse um amigo em comum dos jogadores.

Em outubro de 2019, quando estiveram juntos pela primeira vez na seleção brasileira, Bruno Guimarães e Pedro reproduziram uma foto que haviam tirado ainda na adolescência, com a mesma pose e careta. Na legenda, o atual volante do Newcastle (ING) escreveu: "Nunca desista dos seus sonhos. Sonhamos e realizamos, irmão. Que seja a primeira de muitas convocações juntos. Te amo, irmão".

Pedro postou a mesma foto e, na legenda, colocou um trecho da música "A amizade é tudo", composta por Thiaguinho e Rodriguinho: "A caminhada é igual, seguindo a mesma direção...Nada em troca dessa união. Sonhe, acredite e realize".

Pedro chega nesta série de dois amistosos como um "azarão" que despontou na reta final para a Copa do Mundo do Qatar. Um dos principais destaques do Flamengo na temporada, ele não estará tão desentrosado assim na seleção brasileira.

"Além do Bruno, que eu conheço desde pequeno, eu também joguei com o Richarlison no Fluminense", disse ao UOL Esporte o atacante, se recordando do período em que atuou no Tricolor junto com o atleta do Tottenham (ING).

Foto da dupla com Pedro emburrado viraliza anos depois

Pedro e Bruno Guimarães (destaques em verde) nos tempos de futsal do Fla: Atacante ficou emburrado por não ser artilheiro - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Pedro e Bruno Guimarães (destaques em verde) nos tempos de futsal do Fla: Atacante ficou emburrado por não ser artilheiro
Imagem: Arquivo Pessoal

Uma foto que foi descoberta pela torcida do Flamengo anos depois, e que viralizou, mostra Pedro e Bruno Guimarães ainda adolescentes pelo futsal do Rubro-Negro. A curiosidade da imagem é que todo o time está feliz e com medalhas, mas o atacante aparece com uma cara emburrada. Ao UOL Esporte, o camisa 21 do Fla explicou o motivo:

"Aquilo ali foi porque não consegui ser o artilheiro do campeonato. Eu estava chateadão depois do jogo. Cabeça de moleque ainda [risos]. A gente foi campeão, mas eu não fui artilheiro, então eu fiquei um pouco emburrado [risos]", explica, complementando:

"Já vem de criança essa cobrança. No futebol precisa disso, virar homem muito rápido. Aquilo ali foi uma cobrança minha mesmo".

Pedro, porém, faz questão de frisar que, hoje em dia, lida melhor com esta cobrança:

"Hoje é diferente. Tenho pensamento coletivo. O mais importante é a vitória, o título, e os gols saem naturalmente. O foco principal é o coletivo".

Dupla ainda está na briga por vaga na Copa

Pedro, Bruno Guimarães e a mãe do volante, Márcia: famílias unidas há anos - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Pedro, Bruno Guimarães e a mãe do volante, Márcia: famílias unidas há anos
Imagem: Arquivo Pessoal

Embora estejam convocados para os amistosos desta data Fifa, Bruno Guimarães e Pedro ainda não estão 100% confirmados na Copa do Mundo do Qatar, que terá início em novembro. A dupla, porém, tem boas chances de estar no Mundial.

Bruno tem sido convocado constantemente e apresentado boas atuações tanto na seleção brasileira quanto no Newcastle. Já Pedro foi chamado agora, após grandes apresentações pelo Flamengo, mas tem como vantagem o fato de ter uma característica única, algo frisado pelo próprio técnico Tite.

O treinador já possui um elenco-base, faz apenas os últimos ajustes e tira as dúvidas finais antes da grande convocação, que acontecerá no dia 7 de novembro. Serão chamados 26 jogadores.

O Brasil está no Grupo G da Copa com Camarões, Suíça e Sérvia. A estreia acontecerá contra a Sérvia, no dia 24 de novembro.