Topo

Neymar desabafa após 3 a 0: 'Meu problema nunca foi dentro de campo'

Neymar deu dois passes para gol na vitória do Brasil sobre Gana, nesta sexta-feira (23) - Damien Meyer/AFP
Neymar deu dois passes para gol na vitória do Brasil sobre Gana, nesta sexta-feira (23) Imagem: Damien Meyer/AFP

Thiago Arantes

Colaboração para o UOL, em Le Havre (França)

23/09/2022 19h35

Classificação e Jogos

Neymar deu dois passes para gol na vitória por 3 a 0 da seleção brasileira sobre Gana, em amistoso disputado nesta sexta-feira (23), em Le Havre, na França. O camisa 10 do Brasil vive um começo de temporada arrasador tanto na seleção, quanto no PSG: são 11 gols e agora dez assistências em apenas 12 partidas, uma média de quase duas participações em gol por jogo em 2022/2023.

Às vésperas da Copa do Mundo do Qatar, Neymar comemorou a boa fase com uma frase otimista que lembrou as lesões que vinham atrapalhando nos anos anteriores: "Estou jogando futebol e bem fisicamente, o que me ajuda muito. Meu problema nunca foi dentro de campo, e sim algumas lesões que acabaram atrapalhando. Mas quando estou 100%, inteiro, jogando futebol e feliz, acho que é difícil para os adversários."

Na temporada passada, uma entorse no tornozelo esquerdo deixou o atacante mais de três meses fora de ação, o que contribuiu para que a temporada 2021/2022 fosse sua pior em gols e assistências desde que desembarcou no futebol europeu.

Depois das férias do meio do ano, o brasileiro se reapresentou antecipadamente ao PSG e não sofreu mais com problemas físicos. Agora o debate é só dentro de campo, onde ele tem atuado como meio-campista central e se sentido à vontade. Na seleção ele começou jogando contra Gana atrás de um trio de atacantes formado por Raphinha, Vini Jr e Richarlison.

"Fizemos uma boa primeira parte, no primeiro tempo jogamos muito bem. Conseguimos criar oportunidades e fizemos os gols. Na segunda parte eles [seleção de Gana] mudaram a formação, ficaram bem mais recuados e dificultou um pouco mais as infiltrações. Mas no contexto geral fizemos uma boa partida. É uma formação querendo ou não mais ofensiva, mas da maneira como todos os jogadores ofensivos correm, marcam, todo mundo se ajuda, acho que não tem problema nenhum", disse Neymar.

O meia-atacante é o principal artilheiro e assistente dos 49 jogos do ciclo da seleção para a Copa do Qatar, com 17 gols e 21 passes para gol. O próximo jogo é terça-feira, contra a Tunísia.

"Defender o país, honrar a bandeira, acho que não tem orgulho maior."