Topo

Tite elogia seleção em penúltimo jogo antes da Copa: 'Dominou e controlou'

Tite durante Brasil x Gana em amistoso nesta sexta-feira (23) - Lucas Figueiredo/CBF
Tite durante Brasil x Gana em amistoso nesta sexta-feira (23) Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Thiago Arantes

Colaboração para o UOL, em Le Havre (França)

23/09/2022 18h48

Classificação e Jogos

Tite fez elogios ao desempenho da seleção brasileira após a vitória por 3 a 0 sobre Gana, nesta sexta-feira (23), em amistoso disputado na França. Foi a penúltima partida da equipe antes da Copa do Mundo do Qatar e, de acordo com o treinador, uma demonstração de força.

"Quando nós estávamos chegando no banco depois do intervalo, tu [repórter] me fez uma pergunta: 'Gostou?' Eu dei um sorriso. Esta é a resposta da performance de um grande primeiro tempo", disse Tite em entrevista coletiva no Stade Océane, em Le Havre (França).

"No primeiro tempo tivemos construções ofensivas botando ritmo, o time dominou e controlou. Já no segundo tempo nos controlaram, porque Gana botou um 5-3-2, mas aí fomos sólidos, ajustamos, pensamos: 'Não vamos deixar o adversário criar conosco'. São os diferentes jogos dentro do mesmo jogo. Com os jogadores mais fresh retomamos controle e domínio no segundo tempo e tivemos algumas chances claras. Não igual o primeiro tempo, porque aquilo me impressionou", elogiou o treinador, que ainda se aprofundou sobre a perda de controle do jogo no começo do segundo tempo:

"Gana veio para o segundo tempo com uma organização diferente que conseguiu, naquele terço final, nos neutralizar mais, em alguns momentos mantendo posse. A partir dos 15 minutos começamos a voltar a criar oportunidades com solidez e passa a ser mais uma consolidação num processo que vemos executando (...) Fisicamente tu também não consegue manter a tal da intensidade com qualidade que foi no primeiro tempo, mas retomou padrão com as substituições, com Rodrygo e Everton Ribeiro em jogadas de posse de bola e combinações."

Tite ainda elogiou o desempenho de Éder Militão, zagueiro que jogou improvisado na lateral direita, e Alex Telles, que ganhou chance como titular na lateral esquerda por causa da lesão de Alex Sandro.

A seleção brasileira volta a jogar na próxima terça-feira (27), às 15h30 (de Brasília), contra a Tunísia. Este, sim, o último compromisso antes da Copa do Mundo.