Topo

OPINIÃO

Tite não gosta de Vini Jr e não vai botá-lo de titular na Copa, dispara RMP

Colaboração para o UOL, em Salvador

23/09/2022 20h52

No penúltimo amistoso antes da convocação para a Copa do Qatar, o Brasil venceu a fraca seleção de Gana por 3 a 0 nesta sexta (23). Richarlison, duas vezes, e Marquinhos fizeram os gols da vitória tranquila, construída ainda no primeiro tempo. A sensação da partida foi o "super ataque" do Brasil, com Paquetá de segundo homem de meio de campo, Neymar na criação e um trio na frente, Vini Jr pela esquerda, Raphinha pela direita e Richarlison de centroavante.

Na opinião de Renato Maurício Prado, porém, embora tenha animado a torcida pelo viés ofensivo, a formação não deve ser repetida nos principais momentos da Copa. Para ele, quem pode levar a pior é Vinícius Júnior. Na Live da Seleção, transmitida pelo UOL Esporte após os jogos do Brasil, RMP afirmou que Tite não é um grande admirador do futebol do atacante do Real Madrid e não deve escalá-lo de titular no Mundial.

"Esse amistoso de hoje foi o famoso me engana que eu gosto. O Tite botou em campo uma escalação que não vai botar em nenhum momento na Copa, podem escrever. Não vai jogar com cinco avançados, não vai nem sequer botar Vini Jr de titular, o Tite não gosta do Vini Jr, tanto que foi um dos primeiros a ser sacado, embora tivesse jogado mais no primeiro tempo que o Raphinha."

"Duvido que a escalação na estreia seja essa, todo mundo gostou do primeiro tempo, mas não é o time que vai jogar a Copa. Ele vai botar mais um volante no meio de campo, o Fred ou o Bruno Guimarães, e tirar um atacante. Não vai jogar com Vini Jr aberto e Neymar de falso 9, o mais provável é ele jogar com Richarlison na frente e sacar o Vini Jr. O Tite não gosta do Vini Jr, só começou a escalá-lo quando ele começou a voar no Real Madrid", opinou RMP.

Juca: Prefiro que Dani Alves veja Copa pela TV

Além do quinteto ofensivo, outra novidade tática do técnico Tite no amistoso da seleção foi a escalação do zagueiro do Real Madrid, Éder Militão, improvisado na lateral direita.

Juca Kfouri aprovou a atuação de Militão na lateral e disse que prefere um jogador improvisado na posição do que o veterano Daniel Alves, a quem vê como um "ex-jogador em atividade".

"Gostei do Militão, era minha maior curiosidade para o jogo de hoje, não teve ninguém para marcar, mas se saiu bem, eu quero Militão, Danilo, até o Fabinho, mas eu quero que o Dani Alves veja a copa pela TV, bem confortável lá do México, que a gente não tenha que se preocupar com ele."

"Todo técnico tem suas idiossincrasias, a maior do Tite é continuar gostando do Dani Alves, é um negócio que não entra na minha cabeça. Depois de todas as demonstrações que Dani Alves é um ex-jogador em atividade, e que, embora devamos reconhecer o mais vitorioso jogador do mundo, na seleção brasileira, me diga o que ela deve ao Dani Alves?", questionou Juca.

RMP: Neymar vai chegar na Copa na melhor forma

Neymar não marcou contra Gana, mas deu duas assistências e foi o principal armador da seleção, sempre caindo da esquerda para o meio e fazendo parceria com Vini Jr.

RMP destacou o ótimo momento do atacante do PSG e afirmou que, após sofrer com lesões em seus dois primeiros mundiais, Neymar vai chegar em sua melhor forma física e técnica no Qatar.

"Há muito tempo que não via o Neymar começar uma temporada jogando tão bem, em nenhuma Copa que disputou Neymar chegou tão bem, a tendência é que ele chegue na melhor forma em relação às outras."

"Na última ele chegou 60% na Copa, quando quebrou o dedo e foi aquilo que a gente viu, aquelas sessões de rolamento intermináveis. Essa será a Copa que ele chegará melhor, até porque ele tem dado pinta que pode ser sua última", analisou RMP.

Juca: Richarlison carimbou a camisa 9

Autor de dois gols na vitória contra Gana, Richarlison conquistou a titularidade e a camisa 9 da seleção, na opinião de Juca. O jornalista, porém, disse que Tite não pode abrir mão de contar com Pedro e rasgou elogios ao atacante do Flamengo.

"Richarlison carimbou a camisa 9 de titular, mas não vejo como deixar o Pedro de fora. Não levar o Pedro seria uma insanidade, ele é uma pedra preciosa, de mil e uma utilidades, não é apenas um goleador, tem dado passes magníficos, está no auge. Pedro é o cara que você bota no aperto, você diz vai lá e resolve para mim, do seu jeito."

Assista à Live da Seleção

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL