Topo

Brasileirão - 2022

São Paulo e Santos ainda podem cair no Brasileirão? Veja as probabilidades

São Paulo e Santos ainda não afastaram completamente a possibilidade de rebaixamento no Brasileirão - Fernanda Luz/AGIF
São Paulo e Santos ainda não afastaram completamente a possibilidade de rebaixamento no Brasileirão Imagem: Fernanda Luz/AGIF

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

25/09/2022 04h00

As chances de São Paulo e Santos serem rebaixados no Campeonato Brasileiro 2022 ainda existem, mas são pequenas: inferiores a 5%. É o que dizem dois dos maiores especialistas em probabilidades no futebol brasileiro: o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o site Infobola, do matemático Tristão Garcia.

Com mais 11 rodadas pela frente, os times somam 34 pontos e estão a seis da zona de rebaixamento. O São Paulo abre a 28ª rodada em duelo contra o Avaí, hoje (25), no Morumbi, enquanto o Santos recebe o Athletico na terça-feira (27), na Vila Belmiro.

Por enquanto, a chance de o São Paulo cair é de 4,5%, segundo a UFMG, e 4%, de acordo com o Infobola. Já a porcentagem de o Santos ser rebaixado é um pouco menor: 3,9%, para a UFMG, e 3%, para o Infobola.

O Botafogo aparece quase na mesma que os times paulistas. A UFMG aponta uma probabilidade de 4,5% de queda para o time carioca, contra 5% do Infobola.

As estatísticas dos dois sites praticamente acabam com as esperanças dos torcedores de Juventude e Atlético-GO de verem seus times novamente na primeira divisão em 2023. Ambos aparecem com mais de 95% de chance de rebaixamento, sendo que o time gaúcho aparece com praticamente 99%.

Ainda de acordo com os sites, Cuiabá, Coritiba e Avaí têm mais de 50% de chance de queda, enquanto Ceará e Fortaleza são os outros dois times do campeonato com mais de 10% de chance de cair.