Topo

Corinthians e Palmeiras disputam final com nomes aprovados por Abel e VP

Endrick, do Palmeiras, e Arthur Sousa, do Corinthians - Montagem/ AGIF e Intagram
Endrick, do Palmeiras, e Arthur Sousa, do Corinthians Imagem: Montagem/ AGIF e Intagram
Diego Iwata Lima e Ricardo Perrone

Do UOL, em São Paulo

25/09/2022 04h00

A partida entre Corinthians e Palmeiras que decide o Campeonato Brasileiro sub-20, às 11h (de Brasília), na Neo Química Arena, reunirá em campo diversos talentos monitorados pelos técnicos Vítor Pereira e Abel Ferreira, das respectivas equipes profissionais.

Os elencos dos finalistas contam diversos jogadores já escalados por Abel e VP. No entanto, o atleta que desponta como principal nome alviverde ainda não teve oportunidade entre os profissionais: o centroavante Endrick.

Com força física acima do comum para um atleta de apenas 16 anos, ele já foi relacionado por Abel Ferreira para compor o banco contra o Santos, no Campeonato Brasileiro, e é pedido insistentemente pela torcida.

Já pelo lado alvinegro, o destaque é nada menos que o atual artilheiro da competição. Arthur é o maior goleador do Brasileiro sub-20 com oito gols. O jovem atua mais pelo meio do ataque, mas demonstra boa mobilidade e é eficiente nos duelos com os defensores.

Recentemente, o atleta de 19 anos renovou contrato com o Corinthians até setembro de 2025. Assim como Endrick, que assinou seu primeiro contrato como profissional ao completar 16 anos, com multa rescisória de 60 milhões de euros.

Quem se destacou no Corinthians

Leo Maná, lateral direito das categorias de base do Corinthians - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Leo Maná, lateral direito das categorias de base do Corinthians
Imagem: Reprodução/Instagram

Léo Mana e Guilherme Biro, atletas importantes do plantel sub-20, já chamam atenção de Vítor Pereira e tiveram minutos pela equipe principal. Assim como os atacantes Pedro e Arthur, todos já tiveram passagens pelas seleções de base.

O atacante Pedro, de 16 anos, é visto no clube como uma das joias mais valiosas da base alvinegra atualmente. Habilidoso, tem facilidade para driblar e finalizar em seguida, mas também é importante para a equipe nas assistências.

Aos 18 anos, o lateral direito Léo Mana fez sua estreia pela equipe profissional do Corinthians na derrota por 1 a 0 para o América-MG, em Belo Horizonte, no último domingo (18). O fato de não ter ido bem, como a maioria do time, não diminuiu a expectativa no alvinegro em relação a ele.

O jovem lateral é forte no apoio ao ataque com cruzamentos, lançamentos, tabelas e triangulações e também se destaca nas cobranças de falta. Já o meia-atacante Guilherme Biro, 18 anos, tem a finalização de fora da área como um de seus pontos altos, assim como a habilidade nas cobranças de faltas.

Quem se destacou no Palmeiras

f - Cesar Greco/Palmeiras - Cesar Greco/Palmeiras
Zé Rafael e Fabinho, do Palmeiras, durante treino na Academia de Futebol
Imagem: Cesar Greco/Palmeiras

Outros dois atletas que já integram os treinamentos da equipe principal alviverde despontam como destaques no elenco sub-20: o lateral Garcia e o volante Fabinho. O último, inclusive, deve aparecer como titular do elenco comandado por Abel Ferreira na próxima quarta-feira (28), contra o Atlético-MG, devido aos desfalques que afetam o time principal.

Sem poder contar com os suspensos Danilo, Gabriel Menino e Zé Rafael, Abel Ferreira deve lançar um meio-campo com Fabinho e Atuesta fazendo companhia a Scarpa e Tabata. Como treinou ontem com o time profissional, Fabinho pode ficar fora da decisão de hoje. Nesse caso, Jota poderia ganhar a chance de iniciar a partida.

O lateral direito Garcia busca mais espaço no elenco principal alviverde, mas sofre mais para conquistar minutos em campo que seu colega oriundo da base, Vanderlan, que se tornou reserva imediato de Piquerez na lateral esquerda, já que Mayke e Marcos Rocha, principais opções para a posição, são frequentemente elogiados por Abel.

Forte no apoio, Garcia é bem avaliado por Abel e já atuou até mesmo em partidas da Copa Libertadores. E não será total surpresa se Vanderlan também deixar momentaneamente o elenco principal para disputar a final pelo time sub-20.

Pedro Lima e Jhon Jhon, que completam o meio do técnico PV Gomes com Fabinho, são dois dos atletas à espera de uma brecha para também passarem a ser acompanhados ainda mais de perto pela comissão portuguesa do Palmeiras.

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS SUB-20 X PALMEIRAS SUB-20

Competição: Campeonato Brasileiro sub-20
Local e Horário: Neo Química Arena, às 11h
Árbitro: João Gobi
Auxiliares: Leandro Feitosa e Robson Oliveira
Corinthians: Kauê; Léo Mana, João Pedro, Murillo e Vitor Meer; Zé Vitor, Matheus Araújo, Guilherme Biro e Kayke Ferrari; Pedrinho e Arthur Sousa. Técnico: Danilo
Palmeiras: Kaique; Garcia, Henri, Naves e Ian (Vanderlan); Fabinho (Jota), Pedro Lima e Jhon Jhon; Edney, Kevin e Endrick. Técnico: Paulo Victor Gomes