De olho no futuro: quem é o lateral da base lançado por VP no Corinthians
O técnico Vítor Pereira chama a atenção da diretoria do Corinthians pelo espaço dado aos jogadores revelados pelas categorias de base. Mesmo em reta final de temporada, o português promoveu a estreia do lateral direito Léo Mana, de 18 anos, na derrota por 1 a 0 para o América-MG, último jogo disputado pelo Timão antes da parada pela data Fifa.
Nascido em 2004, Mana fez toda sua formação no Corinthians e está no Timão desde os 7 anos. Ele pertence ao elenco sub-20, mas há algum tempo vem completando atividades no time principal quando necessário e é tratado como promissor por VP.
Revelado pelo Terrão, o jovem já havia sido relacionado para jogos no profissional, chegou a ser convocado para a seleção de base, mas recebeu a primeira chance com VP no último dia 18. Antes da partida, afirmou estar realizando um sonho em entrevista à Corinthians TV. Mana foi substituído no intervalo e ficou em campo por 45 minutos.
"A cabeça está tranquila. Claro que tem um pouquinho de nervosismo, que é normal, mas feliz pela oportunidade. Estou realizando um sonho de criança. Estou desde pequeno no clube e isso serve de motivação para mim", afirmou a revelação corintiana.
A chance para Léo Mana foi dada por Vítor Pereira por conta da lesão de Rafael Ramos, substituto imediato de Fagner — a maioria dos titulares foi preservada em Belo Horizonte. O titular e ídolo do Timão, inclusive, é uma das principais inspirações do garoto, que vive o dia a dia do Corinthians por mais de 10 anos.
Apesar da estreia, a tendência é que Léo Mana só volte a ser utilizado entre os profissionais nesta temporada em casos de urgência, como ocorreu diante do América-MG. Rafael Ramos está em fase de transição e pode voltar a ser opção no jogo contra o Atlético-GO, na quarta (28), às 19h, na Neo Química Arena, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Fagner é o titular incontestável da posição, mas sofre com lesões ao longo da temporada.
Os "miúdos", como o português costuma se referir aos garotos da base, ganharam importância e se tornaram peças frequentes na equipe. Exemplos disso são Lucas Piton, Du Queiroz, Raul Gustavo e Adson, além de Gustavo Mantuan, que foi emprestado ao Zenit, da Rússia, na negociação que trouxe Yuri Alberto ao Timão. Em relação aos citados, Léo Mana ainda está um passo atrás, e o Corinthians não busca queimar etapas na formação.
O contrato de Léo Mana com o Corinthians é válido até o fim de 2024.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.