Topo

Copa Sul-Americana - 2022

Ceni terá semana de testes na lateral e no meio para final contra Del Valle

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/09/2022 04h00

O técnico Rogério Ceni terá cinco dias para preparar seu elenco antes da aguardada final contra o Independente del Valle, pela Sul-Americana.

Apesar de boa parte da equipe titular já ser conhecida pela comissão técnica e também pelos torcedores, duas posições seguem indefinidas para a decisão continental: a lateral direita e a vaga de primeiro volante.

Após a goleada por 4 a 0 sobre o Avaí na noite de ontem (25), Ceni celebrou o retorno de Luan, que aparece como opção para suprir a provável ausência de Gabriel Neves. O volante lesionou o joelho direito há pouco mais de duas semanas e deve perder a decisão em Córdoba.

"Foi bom ver o Luan voltando para saber em que condições ele estava. O 3 a 0 tornou possível pra isso. Vimos o que o Luan pôde produzir hoje para ver se pode estar no jogo, e vamos testando alternativas para que a gente saiba o que fazer no jogo de sábado", declarou Ceni.

Luan ficou três meses afastado por lesão na coxa esquerda, entrou em campo no segundo tempo contra o Avaí, atuou por quase 30 minutos e teve um desempenho seguro no Morumbi.

Rafinha ou Igor Vinícius

O técnico Rogério Ceni escolheu o veterano Rafinha para iniciar a partida contra o Avaí entre os titulares.

Questionado após o jogo, Ceni negou que a mudança fosse pensando já no futuro confronto pela decisão continental, já que o jovem Igor Vinícius, que vinha ocupando a vaga de titular, ficou apenas como opção entre os reservas.

"Rafinha foi opção minha para o jogo de hoje. Achei que teríamos 60 ou 70% de posse de bola e construiríamos grande parte do jogo no campo adversário. Jogamos em formações diferentes no primeiro e segundo tempo. No primeiro tempo o Rafinha construindo mais por trás, e no segundo centralizamos o volante para que liberasse ele ao lado", analisou.

O treinador não quis esclarecer, ao longo da entrevista, se usará Rafinha ou Igor diante do del Valle. Mas, ao ser perguntado se irá para final sem mistérios dentre os 11 iniciais, destacou que os trabalhos durante a semana serão decisivos para as escolhas.

"Temos um padrão de jogo. Temos a opção dos três zagueiros e da linha de quatro. Há muita pouca coisa a se mexer, fora isso. E não muda muito como a gente joga. [Sobre] os jogadores, não temos muito segredo, muito mistério. Já estudei bastante, mas vamos botar em prática essa semana para ver o que se adequa melhor", concluiu.

Vaga para Libertadores à vista

Além da disputa da final da Sul-Americana, cujo título vale a vaga na próxima Copa Libertadores, essa classificação também poderá ocorrer pelo Brasileirão.

Isso porque, com as duas vitórias consecutivas, o São Paulo chegou a 37 pontos, na décima posição do Brasileirão.

A sétima colocação, que este ano deve valer vaga à Libertadores, é ocupada pelo Atlético-MG, tem 40 pontos - três a mais que os tricolores.

O documentário "És o primeiro" está disponível com exclusividade para assinantes do UOL Play.