Topo

Liga das Nações - 2022/2023

Inglaterra e Alemanha empatam em jogaço com virada e 6 gols antes da Copa

Inglaterra e Alemanha fizeram os seis gols do jogo no segundo tempo - Shaun Botterill/Getty Images
Inglaterra e Alemanha fizeram os seis gols do jogo no segundo tempo Imagem: Shaun Botterill/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

26/09/2022 17h42

Depois de um primeiro tempo morno, Inglaterra e Alemanha 'acordaram' e fizeram um jogaço na tarde de hoje (26), no estádio de Wembley. Após pênaltis com ajuda do VAR e uma virada, as seleções empataram por 3 a 3 no último teste antes da Copa do Mundo. Todos os gols da partida da sexta rodada da fase de grupos da Liga das Nações foram anotados no segundo tempo.

Gündogan abriu o placar para a Alemanha e Havertz ampliou com um golaço de fora da área. Em seguida, os ingleses reagiram e buscaram a virada com Luke Shaw, Mason Mount e Harry Kane. No fim, Havertz voltou a ir à rede em rebote e fechou o marcador.

O jogo era oficial, mas Inglaterra e Alemanha chegaram para a última rodada da Liga das Nações para um 'amistoso de luxo'. Os ingleses já estavam rebaixados para a Liga B, enquanto os alemães não conseguiam mais brigar por vaga na semifinal. A Itália venceu a Hungria e avançou na chave.

Esta foi a última partida de Inglaterra e Alemanha antes da Copa do Mundo do Qatar. Com o término da fase de grupos da Liga das Nações, as seleções agora viram as atenções para o Mundial, que terá início em 20 de novembro.

Quem foi bem: Havertz e Mason Mount

Havertz foi o grande destaque da Alemanha. Bastante acionado no lado direito do ataque, o canhoto participou com frequência e fez dois gols. Um deles um golaço, em chute colocado de fora da área.

Pelo lado inglês, Mason Mount foi bem quando entrou, no segundo tempo, no lugar de Sterling. Além de dar mais criatividade para o meio de campo inglês, o jogador do Chelsea fez um bonito gol, empatou para os ingleses e trouxe a torcida para perto em um momento importante.

Maguire faz jogo para esquecer

O zagueiro inglês, que já não vive grande fase no Manchester United e amarga a reserva neste início de temporada, não teve uma jornada feliz. Atrasado no bote, Maguire cometeu um pênalti em Musiala e deu a oportunidade que os alemães precisavam para abrir o marcador. Só que ainda tinha mais. O zagueiro foi ao ataque, cochilou, perdeu a bola e viu o time visitante ampliar em um bom contra-ataque.

Teve VAR? Agilidade chama a atenção

O experiente árbitro holandês Danny Makkelie não marcou o pênalti de Maguire em Musiala em tempo real, mas não precisou de muito tempo para se corrigir. Entre o sinal de que iria ao monitor até voltar e assinalar a penalidade, o juiz precisou de menos de 30 segundos.

Também não houve rodinhas de jogadores e comissões técnicas para atrapalhar Makkelie. O holandês, por sinal, precisou da ferramenta para novamente marcar um pênalti, desta vez para a Inglaterra. Assim que chamado, também foi rápido para agir.

Inglaterra acorda depois de estar perdendo

Assim como já havia acontecido no confronto diante da Itália, a Inglaterra não conseguiu ter um volume ofensivo satisfatório no primeiro tempo. A Alemanha se defendeu em linha baixa e os mandantes conseguiram levar perigo só depois de estar perdendo por 2 a 0, com troca de passes rápidos e cruzamentos à área.

Alemanha melhora com pênalti a favor

Sem alguns titulares, a Alemanha aproveitou o último jogo antes da Copa para fazer alguns testes. Depois de um primeiro tempo equilibrado, em que precisou suportar uma pressão tímida inglesa, a seleção visitante achou o pênalti aos oito minutos e melhorou na etapa final. A grande arma foi o contra-ataque, que resultou, por exemplo, no golaço de Havertz.

Cronologia do jogo

Depois de um primeiro tempo morno, Maguire cometeu pênalti em Musiala aos oito do segundo tempo. O árbitro anotou a falta após rever o lance no monitor e Gündogan converteu a cobrança. Havertz ampliou aos 22 minutos, com lindo chute de fora da área.

A Inglaterra, na sequência, foi avassaladora. Luke Shaw, Mason Mount e Harry Kane, de pênalti, fizeram os gols da virada em um intervalo de 12 minutos. No fim, Havertz aproveitou um rebote de Pope e deixou tudo igual.

Homenagem à rainha Elizabeth 2ª e mudança no hino

A partida em Wembley também ficou marcada por uma homenagem à rainha Elizabeth 2ª. Antes de a bola rolar, a torcida fez um minuto de silêncio. Também antes de começar o duelo, o hino inglês foi executado com uma pequena alteração. O trecho que antes saudava a rainha agora foi adaptado para "God Save the King" (Deus salve o rei), em referência ao novo monarca, rei Charles III.

FICHA TÉCNICA:

INGLATERRA 3 x 3 ALEMANHA
Competição: Liga das Nações, sexta rodada
Local: Estádio de Wembley, Inglaterra
Data e horário: 26 de setembro de 2022, segunda-feira, às 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Danny Makkelie
Auxiliares: Hessel Steegstra e Jan de Vries
Cartão amarelo: Schlotterbeck (Alemanha)
Gols: Gündogan, aos 8' 2ºT, Havertz, aos 22' e 41' 2ºT, Luke Shaw, aos 26' 2ºT, Mason Mount, aos 30' 2ºT, e Kane, aos 38' 2ºT

INGLATERRA: Pope; Stones (Walker), Dier, Maguire; Reece James, Rice, Bellingham (Henderson), Shaw; Foden, Sterling (Mason Mount) e Harry Kane. Técnico: Gareth Southgate.

ALEMANHA: Ter Stegen; Kehrer, Süle, Schlotterbeck, Raum (Gosens); Gündogan, Kimmich, Hofmann (Werner), Musiala (Müller), Sané (Gnabry); Havertz (Bella-Kotchap). Técnico: Hansi Flick.