Raí escreve carta em defesa à Democracia e cita luta de Sócrates
O ex-jogador Raí, de 57 anos, escreveu ao portal The Players' Tribune um texto em apoio ao sistema democrático no Brasil. O texto "Salve a Democracia" foi publicado seis dias antes do primeiro turno das Eleições no país.
"Pode parecer alarmista da minha parte, mas eu não estou exagerando. (...) Por minhas origens e por minha história de vida, não posso observar tudo isso em silêncio", escreveu o ex-atleta, argumentando que a Democracia sofreu sérias ameaças nos últimos 4 anos.
O histórico de defesa ao sistema democrático vem de família. Irmão de Raí, Sócrates se notabilizou por encabeçar a Democracia Corintiana, movimento ideológico de oposição à Ditadura Militar nos anos 1980. O comprometimento do ex-jogador morto em 2011 com a causa democrática levou a France Football, responsável pelo prêmio Bola de Ouro, a criar na última semana o "Prêmio Sócrates", que será entregue a atletas envolvidos em ações solidárias.
Na carta aberta, Raí faz elogios à postura do irmão. "Sócrates puxou muito do meu pai. Questionador, inteligente, firme em suas posições. Era um gênio dentro e fora de campo. (...) ficava orgulhoso por pertencer à mesma família daquele homem tão respeitado," escreve o tetracampeão mundial.
Raí também defende no texto que outros atletas utilizem o espaço que têm na mídia para se posicionar: "não deixe para depois. Comprometa-se com uma causa em que você realmente acredita. Se manifeste".
O documentário "És o primeiro" está disponível com exclusividade para assinantes do UOL Play.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.