Topo

Palmeiras

Será que tem estrela? Endrick decidiu todas as finais que disputou em 2022

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

26/09/2022 15h44

Enquanto não estreia pelo time de Abel Ferreira, Endrick continua dando show nas categorias de base. Ontem (25), a joia alviverde decidiu mais uma final na temporada; foi dele o gol que deu ao Palmeiras o título do Campeonato Brasileiro sub-20, na vitória de 1 a 0 sobre o arquirrival Corinthians.

Endrick parece não sentir o peso de decisões. Das três finais que disputou na temporada 2022, o jovem de 16 anos balançou as redes em todas.

Na primeira decisão do ano, Endrick foi o responsável por abrir o placar na goleada de 4 a 0 sobre o Santos, pela Copa Sâo Paulo de Futebol Júnior, em 25 de janeiro. Foi o primeiro título da competição na história do clube alviverde.

Seis meses depois, Endrick voltou a chamar a responsabilidade em uma decisão, desta vez contra o Vasco, pela Copa do Brasil sub-17.

Foram dois jogos entre paulistas e cariocas, e o menino de 16 anos só não fez chover: dois gols na partida de ida (4 x 1) e outros dois no duelo de volta (2 x 4). Detalhe: um gol a menos de Endrick no somatório e o título seria decidido nos pênaltis.

Ontem (25), a expectativa era de mais uma grande atuação de Endrick, e, como sempre, ele correspondeu. O gol do título veio aos 18min da etapa final, após ele carregar a bola perto para da entrada da área e acertar um belo chute cruzado, de canhota.

Endrick comemora seu gol na final entre Palmeiras e Corinthians, pelo Brasileirão Sub-20 - Divulgação/Palmeiras - Divulgação/Palmeiras
Endrick comemora seu gol na final entre Palmeiras e Corinthians, pelo Brasileirão Sub-20
Imagem: Divulgação/Palmeiras

Na temporada atual, Endrick acumula 20 gols em 26 jogos pelos times de base. Ele foi vice-artilheiro da Copinha (6 gols), maior goleador da Copa do Brasil sub-17 (8 gols) e, apesar de fazer 'apenas' três gols na campanha do Brasileirão sub-20, foi às redes nos jogos mais decisivos: nas duas semifinais com o Athletico e na decisão contra o Corinthians.

Endrick foi relacionado para apenas uma partida da equipe principal, contra o Santos, pela 27ª rodada do Brasileirão, mas ainda não ganhou uns minutos com o técnico português.

"Eu não estou nem um pouco ansioso. Eu sei que Deus tem o tempo certo de tudo e o Abel [Ferreira] também. Ele é meu técnico no profissional, então vou acreditar nele, vou confiar nele. Como eu sempre falei do que o pessoal falou sobre o Mundial: ele estava certo", disse Endrick após a vitória no clássico de ontem (25).

Palmeiras