Topo

Internacional

Inter prepara saída de Edenilson e já vasculha mercado por substituto

Edenilson deve deixar o Inter ao fim da atual temporada - Ricardo Duarte/Inter
Edenilson deve deixar o Inter ao fim da atual temporada Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

27/09/2022 04h00

Edenilson tem dias contados no Inter. A saída do meio-campista de 32 anos é tratada nos bastidores quase como certeza ao fim desta temporada. Mano Menezes, inclusive, confirmou o desejo do atleta de ser negociado. Por isso, o departamento de futebol iniciou a busca por alternativas que possam ocupar a lacuna que será aberta no grupo de jogadores, e já está atuando no mercado da bola.

"Ele [Edenilson] tem uma ideia de sair no fim do ano. Talvez seja bom para todos. Tenho muito carinho por ele. Vamos sempre fazer o melhor para ajudá-lo. Falei pra ele o que disse para o Rodrigo [Dourado]: "vamos fazer a saída com o melhor nível possível e a melhor posição no Brasileirão", disse Mano Menezes, em entrevista à TV Bandeirantes na última semana.

Busca por opções no mercado

Ciente da chance grande de não ter Edenilson no elenco no ano que vem, o Internacional já procura alternativas. Nos últimos dias, sondou a situação de Patrick de Lucca, de 22 anos, que está em fim de contrato com o Bahia. Também buscou informações sobre Walisson, de 25 anos, da Ponte Preta.

Outro nome que surgiu no radar vermelho é o de Santiago Hezze, de 20 anos, do Huracán, da Argentina. Em contato com a reportagem do UOL Esporte, o presidente do clube argentino, David Garzón, disse que o meio-campista renovou recentemente o contrato que iria até o fim do ano e que há várias ofertas sendo analisadas no momento.

Nos últimos dias da janela de transferências passada, o Colorado fez uma oferta de empréstimo com obrigação de compra ao clube do jovem, que recusou. Uma nova investida pode acontecer para a temporada que vem.

Desgaste

Há convicção em todas as partes consultadas pelo UOL Esporte que o ciclo de Edenilson se aproxima do fim no Beira-Rio. São quase 300 jogos desde 2017, temporada em que foi contratado. Quase sempre titular e figura relevante do elenco, marcou 47 gols e deu 32 assistências. Por seu rendimento no time gaúcho, chegou à seleção brasileira.

Mas a passagem também foi marcada por uma relação desgastada com a torcida. Após perder pênaltis decisivos em eliminações e ser marcado pelo lance do último gol na derrota contra o Athletico Paranaense, na final da Copa do Brasil, ele tem caminho aberto para deixar o clube.

Além disso, Edenilson também viveu situações de "quase saída" que tumultuaram o ambiente. Ele já tinha manifestado o desejo de deixar o clube em outras ocasiões, quando ofertas de fora do país foram apresentadas, mas rejeitadas pelo clube. Até agora, acabou sempre permanecendo, cenário que deve mudar em 2023.

Internacional