Topo

Corinthians

Por que Fausto é intocável no Corinthians e nem volta de Maycon vira ameaça

Fausto Vera, do Corinthians, em ação na partida contra o Fluminense, pela Copa do Brasil - Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Fausto Vera, do Corinthians, em ação na partida contra o Fluminense, pela Copa do Brasil Imagem: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Gabriel dos Santos

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/09/2022 04h00

Há exatos dois meses, no dia 27 de julho, Fausto Vera estreava pelo Corinthians. Ainda pouco conhecido no futebol brasileiro, mal sabia a Fiel que, em pouquíssimo tempo, o volante argentino de 22 anos viraria peça imprescindível do time comandado pelo técnico Vítor Pereira.

De lá para cá, o Corinthians disputou 14 jogos. Em todos, Fausto esteve em campo. Pedido por VP, o meio-campista sequer teve tempo de adaptação mas, ainda assim, se mostra completamente à vontade e ambientado, seja em campo ou fora dele, onde constrói relação não só com atletas, mas também com funcionários do CT Joaquim Grava. No último domingo (25), por exemplo, o camisa 33 foi à Neo Química Arena acompanhar a final do Brasileirão Sub-20 — perdida para o Palmeiras.

Fausto Vera virou titular absoluto do Corinthians depois da lesão de Maycon, que fraturou o segundo dedo do pé esquerdo e agora está em fase final de recuperação. Mas nem mesmo o iminente retorno do jogador revelado no clube, outra peça de destaque do elenco, ameaça o lugar do argentino na equipe.

Vítor Pereira encontrou em Fausto as características que necessitava para a função de primeiro volante: um jogador que dá qualidade na saída de bola, se apresenta ao ataque sem deixar o setor defensivo "descoberto" e tem fôlego para ir de área a área.

O português vê Maycon como uma segunda peça de meio-campo e já chegou a escalá-lo até como armador. Portanto, a tendência é que ele, quando estiver à disposição novamente, dispute posição com Du Queiroz, não com Fausto. A ideia do Corinthians é ter o camisa 5 em plenas condições para as finais da Copa do Brasil contra o Flamengo, nos dias 12 e 19 de outubro.

Outro fator que chama a atenção de VP e sua comissão técnica sobre Fausto Vera é o condicionamento físico, tanto é que ele disputou 14 jogos — dez como titular e quatro saindo do banco — em 53 dias, em média uma partida a cada 3,7 dias. O argentino chegou ao Corinthians no meio da temporada, mas já vinha em ação em seu país.

"Jogadores são todos diferentes de uns aos outros. Buscamos ele por isso. Tem capacidade física impressionante. Essa também foi uma das condições pelas quais o Corinthians optou por ele. Normalmente é quem tem mais quilômetros corridos no jogo", afirmou Vítor Pereira, no último dia 11, depois do empate em 1 a 1 com o São Paulo.

O primeiro jogo de Fausto pelo Corinthians foi contra o Atlético-GO, justamente o adversário que reencontra amanhã (28), às 19h, na Neo Química Arena, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O argentino foi um dos três reforços trazidos pelo Timão para o segundo semestre. Além dele, o Timão também contratou Balbuena e Yuri Alberto, outros titulares absolutos de VP. O contrato dele com o Corinthians é válido até o fim de junho de 2026.

Corinthians