Topo

Renato Gaúcho detona Tiago Nunes: "Ganhou o quê?"

Renato Gaúcho, técnico do Grêmio, em jogo contra o Sport pela Série B do Brasileirão - RAUL PEREIRA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Renato Gaúcho, técnico do Grêmio, em jogo contra o Sport pela Série B do Brasileirão Imagem: RAUL PEREIRA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Colaboração para o UOL

27/09/2022 13h59

O conhecido estilo incisivo de Renato Portaluppi nas coletivas está de volta. Em entrevista hoje, transmitida na Grêmio TV, o treinador do tricolor gaúcho rebateu críticas sobre excesso de folga e aproveitou para alfinetar o colega treinador Tiago Nunes. "O quê que o Tiago Nunes ganhou até hoje?", soltou o técnico ídolo gremista.

Ao ser questionado sobre sua ausência na atividade da última sexta-feira e a mudança no cronograma de treinos do Grêmio, Renato Gaúcho respondeu ao melhor estilo Renato Gaúcho. Na pergunta, o jornalista citou declarações recentes de Tiago Nunes, que assumiu a equipe após a saída de Renato, em abril de 2021.

"A pergunta que eu faço pra você é a seguinte: você tem folga de vez quem quando? É do ser humano. No Flamengo é impossível alguém ter falado, porque no Flamengo a gente não conseguia nem respirar, nós estávamos em três competições, como que poderia ter folga? Então, não sei de onde você está tirando essas notícias", disse, se referindo a críticas que recebe por dar folgas em excesso aos jogadores. Veja:

Ao receber a resposta do jornalista, afirmando que o goleiro César teria dito, Renato continuou. "Ah, o goleiro César... eu sei porque ele falou. Ele está no Flamengo ainda? Pois é, desculpa", disse. "No Grêmio, como em qualquer outro clube, sempre vai haver folga e alguns de vocês têm mania de criticar folga, então tem que criticar todos os clubes do Brasil, porque todos os clubes dão folga. Vocês têm que culpar a CBF pelo calendário. Você joga as vezes três vezes em uma semana e depois fica 10 dias sem jogar", disse.

Finalizando a resposta, Renato não desconversou e rebateu Tiago Nunes com uma provocação clássica do futebol. "Sobre o Tiago Nunes, ele já tinha feito algumas críticas lá atrás e eu me calei. O quê que o Tiago Nunes ganhou até hoje? Muitas vezes, aqui no Grêmio, os jogadores pediam para que eu acabasse o treino, que estava sendo muito puxado...", declarou Renato.

A resposta foi para uma declaração dada ao jornalista Duda Garbi. Em entrevista no mês passado, Tiago criticou o método de treinamento do Grêmio antes de sua chegada - com Renato Gaúcho à frente. "O Grêmio teve um problema seríssimo de preparação física. Os caras jogavam futevôlei fora do horário de treino para compensar o que não treinavam. Tivemos que acabar com algumas coisas ali dentro que eram surreais. O futebol não estava tão profissional como deveria ser. Quando a gente começa a sistematizar algumas coisas, gera a discórdia, atrito e divergência", afirmou o treinador. Neste mês, o UOL Esporte conversou com especialistas para entender se o futevôlei atrapalha a preparação física dos atletas.

Com passagens por Athletico, Corinthians, Grêmio e Ceará, Tiago Nunes conquistou um Campeonato Paranaense e a Sul-Americana em pelo Furacão, além da a Copa do Brasil em 2019. Pelo Grêmio, conquistou o Gauchão e a Recopa Gaúcha de 2021.

Como treinador gremista, Renato tem a Copa do Brasil de 2016, a Libertadores de 2017 e a Recopa Sul-Americana de 2018, além do tri do Gauchão de 2018 a 2020. Conquistou ainda a Copa do Brasil de 2007, a frente do Fluminense.