Topo

Santos

Santos: Após susto e testes, interino tem chance de ouro contra o Athletico

Orlando Ribeiro, técnico interino do Santos, durante treino - Ivan Storti/Santos
Orlando Ribeiro, técnico interino do Santos, durante treino Imagem: Ivan Storti/Santos

Do UOL, em Santos (SP)

27/09/2022 04h00

O técnico interino Orlando Ribeiro tem uma chance de ouro no Santos na partida contra o Athletico-PR, hoje (27), às 21h, na Vila Belmiro, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Enquanto o Peixe sonha com o argentino Marcelo Bielsa para 2023, Orlando vive a expectativa de deixar o sub-20 para assumir o time profissional santista pelo menos até o fim do Brasileirão.

A diretoria gostou do desempenho do Santos mesmo na derrota por 1 a 0 para o Palmeiras, no Allianz Parque, e cogita dar mais tempo a Ribeiro. E esse tempo passa por um bom resultado diante do Athletico na Vila.

Para ficar mais perto da efetivação, Orlando fez vários testes antes de definir o time titular e passou por um susto: o grupo principal do Santos perdeu por 2 a 1 para o sub-20 em jogo-treino no último sábado (24), no CT Rei Pelé.

O Peixe sofreu gols de Enzo Monteiro e Victor Michell e marcou o de honra com Carlos Sánchez. A atividade durou 30 minutos e contou com Mauro, preparador de goleiros do sub-20, como assistente. O bandeirinha deixou seguir alguns lances de impedimento para testar o titular João Paulo, mas, mesmo com essa ressalva, o desempenho dos profissionais foi aquém do esperado.

Orlando Ribeiro ficou preocupado com o resultado, mas passou confiança aos atletas e fez alguns ajustes táticos entre domingo e segunda-feira, sem mexer em nomes. O Santos terá os desfalques importantes do volante Rodrigo Fernández (lesão na coxa) e do atacante Soteldo (convocado para a seleção venezuelana).

Orlando mostrou os erros cometidos contra o Palmeiras e pediu para o time ter o controle do jogo na Vila Belmiro por meio da posse: Camacho, Vinicius Zanocelo, Carlos Sánchez e Luan têm como característica o passe a cadência. Eles precisarão acionar a velocidade de Ângelo e Marcos Leonardo.

A provável escalação é: João Paulo, Nathan, Maicon, Eduardo Bauermann e Felipe Jonatan; Camacho, Vinicius Zanocelo, Carlos Sánchez e Luan; Ângelo e Marcos Leonardo. O time foi organizado com dois volantes (Camacho e Zanocelo), Ângelo mais pela direita, Sánchez mais pela esquerda e Luan atrás de Marcos Leonardo.

Após três derrotas consecutivas, o Santos ocupa o 12º lugar do Campeonato Brasileiro, com 34 pontos. O Athletico de Felipão é o sexto, com 44, e está classificado para a final da Libertadores da América contra o Flamengo.

FICHA TÉCNICA
SANTOS x ATHLETICO

Data: 27 de setembro de 2022 (terça-feira)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Horário: 21h
Árbitro: Braulio da Silva Machado (FIFA) (SC)
Assistentes: Luanderson Lima dos Santos (BA) e Thiaggo Americano Labes (SC)
VAR: Rodrigo D Alonso Ferreira (SC)

SANTOS: João Paulo; Nathan, Maicon, Eduardo Bauermann e Felipe Jonatan; Camacho, Vinicius Zanocelo, Carlos Sánchez e Luan; Ângelo e Marcos Leonardo. Técnico: Orlando Ribeiro.

ATHLETICO: Bento; Khellven, Thiago Heleno, Matheus Felipe e Nico Hernández (Cittadini); Fernandinho, Alex Santana e David Terans; Vitinho, Vitor Roque e Rômulo. Técnico: Felipão

Santos