Torcedores do São Paulo começam a invadir a Argentina para final
A final da Copa Sul-Americana acontece no próximo sábado, dia 1º de outubro. Mas nesta terça-feira (27), já era possível ver torcedores tricolores chegando na Argentina e se movimentando para poder assistir a final entre São Paulo e Independiente del Valle-EQU.
Bastava uma volta no aeroporto internacional de Guarulhos, logo pela manhã, para notar um bom número de torcedores buscando informações nos guichês das companhias aéreas que fazem voos para Buenos Aires. Um desses torcedores foi Highlander Lopes Sousa, 25, que trabalha com marketing digital. A ânsia por ver o São Paulo campeão, fora de casa, fez com ele virasse uma espécie de linha de frente para alguns torcedores.
"Criei um grupo no WhatsApp e fui adicionando são-paulinos para todo mundo ajudar, o costume brasileiro de comunidade. Então tem dicas de roteiro, ideias de onde ficar, como lidar com a troca de dinheiro. A ideia é que todo mundo se encontre na sexta-feira, em um bar, em Córdoba", contou ao UOL Esporte Highlander.
No cinema, Highlander era o guerreiro imortal. O homônimo são-paulino é mais modesto, mas tem a própria aventura para contar. "Cheguei ao aeroporto 1h, porque queria ir para a sala vip. Mas por conta de minha mala estar com perfume e desodorante, não pude entrar. Fiquei rodando no aeroporto até 7h, para poder fazer check-in. De lá, para Buenos Aires, uma conexão e agora chegar em Córdoba", revelou.
Paixão familiar
Nem todo mundo conseguiu ir direto para Córdoba. Com os preços dos hoteis subindo à medida que a final se aproxima, a saída foi economizar em alguns dos outros quesitos. Este foi o caso do vendedor Nicolas Cristofani, que viajou para a Argentina com o pai, Luis Felipe, e um amigo. "A gente já vai atrás do São Paulo nos momentos ruins, agora que está ficando melhor, resolvemos vir", contou Nicolas.
Mas diferentemente de quem chegou no país vizinho e já rumou para o palco da decisão da Sul-Americana, o trio optou por um caminho pouco usual.
"A opção por ficar em Buenos Aires foi mais pelo custo benefício mesmo. Ficar esses cinco dias em Buenos Aires e depois ir para Córdoba sai mais barato do que ir direto para lá, em relação a passagem, hospedagem e tudo mais. É mais barato ficar cinco dias aqui do que só o final de semana em Córdoba", avaliou Nicolas.
A paixão pelo São Paulo, no caso dele, vem literalmente do berço. Nicolas é neto de Haroldo Cristofani, ponta-direito do Tricolor nos anos 50, participando da conquista do Campeonato Paulista de 1957, no jogo que ficou mais conhecido como a "noite das garrafadas'', por conta da briga generalizada no jogo, que terminou 3 a 1 para o São Paulo.
"A expectativa é a melhor possível. Ainda mais depois do final de semana então. Del Valle, para mim, é suco", resumiu o confiante torcedor.
Enquanto não embarcam para Córdoba, a ideia dos três é visitar os pontos turísticos de Buenos Aires, como os bairros de Recoleta, visitar o estádio do Boca Juniors, e o que pintar pela frente.
Amor de mãe para filha
A veterinária Camila Oliveira é outra torcedora que resolveu se aventurar na Argentina para poder ver a possível conquista do São Paulo. De acordo com ela, a paixão pelo tricolor é fruto do carinho que a mãe passou para ela. "Meu pai já era são-paulino, casei com um são-paulino, assisto mais futebol do que novela, por exemplo. Então foi um caminho natural. Não tenho a mesma memória que eles têm, mas sempre que dá, vamos ao Morumbi", confidencia a aposentada Maria de Lourdes Vieira de Oliveira.
Sobre a logística, Carolina disse que montou a viagem pouco a pouco, à medida que o São Paulo avançou para a decisão. "Na verdade, eu estava otimista. Depois que venceu, fui buscar. Fui fazendo tudo separado. Primeiro comprei o ingresso, fiquei com medo de ser algo difícil e caro, mas foi fácil. Depois comprei a passagem, depois o voo e bobeei com o hotel, que deu uma disparada, e tive de arranjar um quarto no AirBnb. Aí vim para o jogo. Vou ficar em Villa Carlos Paz, e no dia do jogo, sair bem cedo. Por enquanto a gente gastou uns R$ 5 mil por pessoa", disse Camila, que projeta gastar mais R$ 3 mil até o dia de voltar para São Paulo.
O São Paulo chega na Argentina nesta quarta-feira (28). A programação é que o Tricolor faça seu primeiro treino em solo argentino na quinta-feira. O Tricolor enfrenta o Independiente del Valle, do Equador, no sábado, 1º de outubro, às 17h (de Brasília), em Córdoba, na Argentina. O Tricolor vai em busca de seu segundo título na competição, já que foi campeão em 2012. Campeã em 2019, a equipe equatoriana também quer levantar a taça da competição pela segunda vez.
O documentário o primeiro" está disponível com exclusividade para assinantes do UOL Play.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.