Só não fica se não quiser? Como o Corinthians vê negociação para manter VP
Se a escolha dependesse apenas do Corinthians, Vítor Pereira seria plano A, B e C para ser o técnico do clube em 2023. A diretoria do Timão, na palavra do presidente Duilio Monteiro Alves, não esconde o desejo de manter o português no comando do elenco na próxima temporada. Mas a situação não é tão fácil assim...
Mesmo faltando pouco mais de três meses para o fim do contrato atual de VP, as negociações, por ora, estão estagnadas. A tendência é que uma definição só seja tomada após as finais da Copa do Brasil, marcadas para 12 e 19 de outubro. Ao menos publicamente, a cúpula corintiana não demonstra pressa para ter conhecimento do futuro do treinador, mas aguarda uma sinalização e respeita a decisão de discutir a renovação somente depois das decisões.
O UOL Esporte apurou que a questão financeira não é vista como empecilho para os dois lados neste momento. A ideia da diretoria é a manutenção do trabalho para que o time siga em evolução nas mãos de Vítor Pereira. Do lado de VP, o que se sabe — e já foi dito publicamente pelo técnico — é que o principal entrave para a permanência no Corinthians é a distância da família, que não o acompanha em solo brasileiro. Isso gera um ligeiro pessimismo em relação ao futuro do treinador no clube.
Recentemente, Vítor Pereira prometeu antecipar sua decisão "por respeito aos torcedores e ao clube", mas até o momento não deu indícios se fica ou não no Corinthians em 2023, o que só deve ocorrer após a decisão contra o Flamengo. Antes dessa declaração, ele dizia que uma definição só seria tomada após o término da temporada.
Apesar da incerteza sobre a permanência, VP participa de conversas com a diretoria sobre o planejamento do clube para o ano que vem. Restam 13 jogos para o fim da atual temporada, entre eles as duas finais contra o Flamengo na Copa do Brasil. Até o fim de seu contrato atual, o treinador tem como objetivo levar o Timão de forma direta à próxima edição da Libertadores. Se conquistar o título contra o Fla, a meta será atingida. Caso contrário, restará buscar a vaga via Campeonato Brasileiro, competição que o Timão busca voltar ao G4.
Gesto 'ganha' a Fiel
Enquanto não dá pistas sobre seu futuro, Vítor Pereira tem se identificado cada vez mais com o Corinthians. Neste fim de semana, por exemplo, o português usou o sábado e o domingo sem jogos para frequentar um local habitual: a Neo Química Arena.
Depois dos treinos do profissional no CT Joaquim Grava, ele esteve em um dos camarotes do estádio para apoiar os times feminino — campeão contra o Inter — e sub-20 — vice para o Palmeiras — nas finais do Brasileirão. Apesar de não ser unanimidade entre torcedores, VP deixou boa impressão não só à diretoria, mas também à Fiel pela atitude.
Vítor Pereira está de alma e coração no Corinthians, a dar o melhor de si, eu e meu estafe, não só os portugueses, mas os brasileiros também (...) Desde que cheguei ou antes de vir, sempre fui claro com o presidente".
Vítor Pereira, no início deste mês, ao ser questionado sobre seu futuro
Números
Até aqui, contabilizando também as partidas em que não pôde estar na área técnica por suspensão ou qualquer outra razão, Vítor Pereira comandou o Timão em 51 jogos, com 21 vitórias, 15 empates e 15 derrotas, o que corresponde ao aproveitamento de 50,9%.
Jogos restantes para o Corinthians em 2022
- Atlético-GO (casa) -- Brasileirão
- Cuiabá (casa) -- Brasileirão
- Juventude (fora) -- Brasileirão
- Athletico-PR (casa) -- Brasileirão
- Flamengo (casa) -- ida da final da Copa do Brasil
- Goiás (fora) -- Brasileirão
- Flamengo (fora) -- volta da final da Copa do Brasil
- Santos (fora) -- Brasileirão
- Fluminense (casa) -- Brasileirão
- Flamengo (fora) -- Brasileirão
- Ceará (casa) -- Brasileirão
- Coritiba (fora) -- Brasileirão
- Atlético-MG (casa) -- Brasileirão
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.