Cruzeiro goleia Ponte Preta e pode ser campeão antecipado na sexta-feira
Com o objetivo de conquistar a taça da Série B do Campeonato Brasileiro após confirmar o acesso, o Cruzeiro poderá soltar o grito de campeão ainda nesta rodada. O time celeste bateu a Ponte Preta hoje (28) por 4 a 1, de virada, no Moisés Lucarelli, pela 32ª rodada da competição. Os gols foram marcados por Felipe Amaral, Zé Ivaldo, Edu e Rafa Silva duas vezes.
Com o resultado, o Cruzeiro chegou aos 71 pontos e tem chances matemáticas de garantir o título nesta rodada. Para isso, o time de Pezzolano terá de secar o Grêmio contra o Sampaio Corrêa e o Bahia diante da Chapecoense. Caso o Tricolor Gaúcho e Tricolor Baiano saiam derrotados na sexta-feira (30), o Cruzeiro será o campeão da Série B de 2022.
Para conquistar o título sem depender de nenhum outro resultado, basta ao Cruzeiro somar duas vitórias até o fim do campeonato. Já a Ponte segue com 43 pontos e deixou escapar a chance de colar no G4.
Ponte começa em cima
A Ponte Preta quis mostrar logo no início do jogo que tomaria conta das ações. Logo aos 2 minutos, Léo Naldi mandou uma bola venenosa para o gol de Rafael Cabral, que saiu à direita. O campo do Moisés Lucarelli atrapalhou um pouco o jogo devido à quantidade de poças d'água. Até por isso, em muitos momentos, as duas equipes optaram pelas bolas longas, sem condições de muita troca de passes.
Macaca pressiona e abre o placar
Aos 16 minutos, a Ponte quase abriu o placar com Felipe Amaral. O jogador finalizou forte de dentro da área, e Cabral mandou para escanteio. No lance seguinte, o mesmo Amaral marcou após várias tentativas da Ponte. No perde e ganha, a bola sobrou para ele aos 17. Amaral encheu o pé da entrada da área e abriu o placar.
Cruzeiro longe do ideal
A primeira grande chance do Cruzeiro só foi aparecer aos 28 minutos. Acostumado a dominar a maioria das partidas, a Raposa sentiu muita dificuldade de colocar a bola no chão. Bruno Rodrigues levantou na área buscando outros companheiros, mas a bola quase surpreendeu Caíque França, que fez a defesa e evitou o empate. Aos 32, Zé Ivaldo chutou forte de fora da área e Caíque defendeu mais uma.
Zé Ivaldo deixa tudo igual
O zagueiro Zé Ivaldo foi o responsável por empatar o jogo nos acréscimos da primeira etapa. Aos 46, Filipe Machado cobrou escanteio pela esquerda na segunda trave e o zagueiro celeste subiu sem marcação para cabecear para o fundo do gol.
Ritmo cai no segundo tempo
As duas equipes voltaram para a segunda etapa dispostas a buscar o resultado, mas não teve, inicialmente, a quantidade de chances claras do primeiro tempo. Aos 3 minutos, a bola ficou viva na área do Cruzeiro após cruzamento de Elvis, mas defesa celeste tirou o perigo.
Edu é o nome da virada
Artilheiro absoluto do Cruzeiro na temporada, Edu colocou o Cruzeiro na frente no jogo. Nicolas bobeou e perdeu a bola para Matheus Bidu. Na sequência, Filipe Machado cruzou para a área e Edu finalizou para o gol.
Rafa Silva fecha a conta
O atacante celeste fez um belo gol aos 35 minutos. Ele partiu na velocidade, driblou Guilherme Souza e ainda deslocou Caíque França na hora de finalizar. O VAR checou o lance por quase cinco minutos devido a um possível toque de mão do jogador celeste, mas o gol foi validado. Aos 43, ele marcou mais uma vez após cruzamento do jovem Kaiki, fechando a conta em Campinas.
O melhor: Zé Ivaldo
O zagueiro do Cruzeiro foi bem na defesa e no ataque. Antes de marcar o primeiro gol da Raposa, ele já tinha tido uma boa oportunidade de fora da área.
Quem foi mal: Nicolas
O jogador da Ponte entregou a bola para o segundo gol do Cruzeiro e foi muito criticado pela torcida. Sobrou até mesmo para o técnico Hélio dos Anjos, que ouviu xingamentos da arquibancada por não ter tirado o jogador antes. Na sequência, ele foi substituído.
FICHA TÉCNICA
PONTE PRETA 1 x 4 CRUZEIRO
Competição: 32ª rodada da Série B
Data: 28 de setembro de 2022 (quarta-feira)
Local e horário: Moisés Lucarelli, em Campinas (SP), às 19h (de Brasília)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Auxiliares: Eder Alexandre (SC) e Gizeli Casaril (SC)
VAR: Rodolpho Toski Marques (Fifa-PR)
Cartões amarelos: Wallisson (Ponte Preta); Leo Pais (Cruzeiro)
Gols: Felipe Amaral (17-1T) (Ponte Preta) Zé Ivaldo (46-1T), Edu (21-2T) Rafa Silva (35 - 2T e 43 - 2T) (Cruzeiro)
CRUZEIRO: Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Lucas Oliveira e Eduardo Brock; Leo Pais (Geovane), Willian Oliveira, Filipe Machado e Matheus Bidu (kaiki); Bruno Rodrigues (Wesley Gasolina), Luvannor (Lincoln) e Edu (Rafa Silva). Técnico: Paulo Pezzolano.
PONTE PRETA: Caíque; Formiga, Guilherme, Fábio Sanches e Artur; Felipe Amaral (Wesley Fraga), Léo Naldi, Wallisson (Ribamar) e Elvis; Fessin (Nicoloas) (Bruno Menezes) e Lucca. Técnico: Hélio dos Anjos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.