Topo

Botafogo

Cuesta consolida bom momento no Botafogo e vira 'intruso' entre os reforços

Cuesta comemora gol marcado para o Botafogo sobre o Coritiba em jogo do Campeonato Brasileiro - Jorge Rodrigues/AGIF
Cuesta comemora gol marcado para o Botafogo sobre o Coritiba em jogo do Campeonato Brasileiro Imagem: Jorge Rodrigues/AGIF

Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/09/2022 04h00

Na primeira janela de contratações depois que virou SAF, o Botafogo contratou dez reforços e promoveu uma verdadeira reformulação em seu elenco durante o Campeonato Brasileiro. Os reforços do Glorioso já são responsáveis por seis dos oito gols que a equipe fez no returno. Os outros dois foram marcados por Cuesta, titular do time que volta a campo hoje (28), às 21h45, para visitar o Goiás na 28ª rodada.

Depois de chegar do Internacional em baixa, o zagueiro se recuperou, conquistou a titularidade e grande momento no Alvinegro. Tanto que seu contrato foi renovado até o final de 2023 antecipadamente pela diretoria.

Além de ser um intruso entre os recém-chegados a balançar as redes pelo Fogão no segundo turno, o defensor também foi o único que fez gol em dois jogos, contra Ceará e Coritiba. Os outros foram anotados por Júnior Santos e Gabriel Pires, ambos contra o Juventude, Carlos Eduardo, que fez dois contra o Fortaleza, Marçal, também contra o Leão do Pici, e Tiquinho, diante do Coritiba.

Bom momento também na defesa

O bom momento de Cuesta não se afirma apenas nos gols marcados, mas também na solidez defensiva. Titular absoluto, jogou em todos os minutos desde a 21ª rodada, no empate por 1 a 1 contra o Ceará. Nestes sete jogos, o clube não foi vazado em três ocasiões (Coritiba, América-MG e Atlético-GO) e, pela primeira vez no torneio, em dois jogos seguidos.

Em todo campeonato, o Bota tem apenas mais quatro confrontos (Athletico, Bragantino, São Paulo e Flamengo) em que não foi vazado e o defensor esteve presente em três deles - a única exceção é o triunfo por 2 a 0 sobre o Athletico na 19ª rodada.

Reforços em alta

Responsáveis por 75% dos gols feitos pelo Fogão no returno (seis de oito), os reforços no meio do ano vêm se destacando no elenco.

O zagueiro Adryelson, o lateral esquerdo Marçal, o meia Eduardo e o centroavante Tiquinho Soares já assumiram a condição de titulares. Júnior Santos teve três oportunidades para iniciar uma partida com o manto alvinegro, porém foi desbancado pelo próprio Tiquinho.

Luis Henrique, Gabriel Pires e Danilo Barbosa também já entraram em campo e o goleiro Lucas Perri deve ter sua primeira oportunidade na quarta, contra o Goiás, já que Gatito está com seleção do Paraguai.

A grande exceção é o meia Jacob Montes, que veio do Molenbeek, outro time administrado por Textor. O atleta, que já vinha sem espaço no clube belga, sequer foi relacionado pelo técnico Luis Castro.

Botafogo